Baixa funcional

Servidores da Eletronorte contestam fim de promoção

Autor

24 de agosto de 2006, 7h00

Vinte servidores da Eletronorte recorreram ao Supremo Tribunal Federal para suspender decisão do Tribunal de Contas da União que determinou o retorno deles para cargos ocupados antes da ascensão funcional. Eles entregaram ao STF pedido de Mandado de Segurança.

O TCU deu prazo até 18 de outubro para que a Eletronorte cumpra a decisão da Presidência do tribunal e reclassifique os funcionários nos cargos anteriormente ocupados em razão do enquadramento funcional feito em 1994.

Segundo a defesa dos servidores, o processo administrativo do TCU, que culminou no retorno deles, não seguiu os preceitos constitucionais do devido processo legal, do contraditório e da ampla defesa.

“O TCU não promoveu nenhum ato tendente a dar notícia da averiguação aos reais interessados, representados pelos impetrantes e, tampouco, notificou-os ou intimou-os para exercerem o legítimo direito de defesa. A comunicação do retorno ao cargo primitivo foi recentemente noticiada pela Eletronorte em 15 de agosto de 2006, causando espanto e perplexidade”, afirmam os advogados no pedido de Mandado de Segurança.

Na ação, os servidores argumentam, com base na legislação e na jurisprudência do Supremo, já ter havido prescrição do prazo para invalidar o ato administrativo por meio da decisão do TCU. O ato do TCU, deste ano, refere-se a um processo do tribunal aberto em 1995 — ou seja, decorrido mais de cinco anos para invalidar atos da administração pública.

Os servidores requerem, liminarmente, a suspensão do ato administrativo do TCU que determinou o retorno deles aos cargos anteriormente ocupados e, dessa forma, sua permanência até o julgamento definitivo do pedido de Mandado de Segurança. No julgamento do mérito, pedem a nulidade do processo administrativo.

A ação está sob análise do ministro Carlos Ayres Britto.

MS 26.118

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!