Presentes na capital

Partidos devem de ter sede em Brasília até 30 de abril

Autor

24 de agosto de 2006, 7h00

Os partidos políticos têm até 30 de abril de 2007 para informar ao Tribunal Superior Eleitoral o endereço da respectiva sede nacional em Brasília. A determinação está na Resolução 22.316/06 do TSE, publicada no Diário Oficial da Justiça nesta terça-feira (22/8).

De acordo com a Lei 9.096/95 (Lei dos Partidos Políticos) e a Resolução 19.406/65 do TSE, todos os partidos políticos devem ter sede nacional instalada na capital da República e indicar os endereços no requerimento de registro do partido perante o cartório competente. A certidão obtida deve acompanhar o registro do estatuto do partido junto ao TSE.

Os 14 partidos que ainda não haviam comunicado os endereços em Brasília ao TSE foram intimados, no ano passado, para regularizarem a situação. Como um dos partidos contestou a exigência, apenas quatro informaram seus endereços e os demais não se manifestaram, o assunto foi submetido à análise de um ministro do tribunal — na época, o ministro Gilmar Mendes.

O caso passou a ser relatado pelo ministro Cezar Peluso em fevereiro deste ano. Em voto apresentado na sessão administrativa do dia 1º de agosto, o ministro observou que a instalação de sede em Brasília “exige providências custosas, nem sempre previstas no orçamento dos partidos” e que os partidos de menor porte foram os que não informaram sede na capital federal.

No cálculo do prazo concedido aos partidos para se ajustarem à lei, o ministro usou a mesma data final na qual os partidos devem enviar o balanço contábil do exercício findo à Justiça Eleitoral: o dia 30 de abril do ano seguinte.

Situação irregular

O ministro destacou que os partidos que não tiverem sede em Brasília podem se encontrar em situação irregular:

“Verificada a existência de agremiações partidárias que não informaram sede na capital federal, conclui-se que ou não se atentou para o requisito no momento do registro, ou as alterações não foram registradas no TSE. Logo, em qualquer das hipóteses, tem-se por irregular a situação desses partidos, e é de se lhes determinar a imediata regularização dos endereços.”

O ministro Cezar Peluso propôs a data de 30 de abril de 2007 como limite para os partidos comunicarem seus endereços ao TSE. Foi acompanhado, por unanimidade, pelos demais ministros.

Resolução 22.316/06

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!