Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Operação Galáticos

PF prende 45 por desvio de dinheiro pela internet

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (23/8) a Operação Galáticos. Foram presas 45 pessoas acusadas de participar de uma quadrilha que desviava dinheiro de contas bancárias pela internet. Foram cumpridos 80 mandados de busca e apreensão. Cerca de 400 policiais federais participam da operação.

As investigações começaram em dezembro de 2004. De acordo com as investigações da PF, a quadrilha utilizava programas do tipo “Spyware” para capturar senhas bancárias de correntistas de vários bancos, principalmente da Caixa Econômica Federal. Estes programas eram disseminados por spam, com mensagens falsas.

Com os dados bancários, a quadrilha fazia transferências de valores para conta de laranjas, comprava produtos pela internet, faziam recarga de celulares pré-pagos e pagamentos de boletos bancários. Os presos durante a operação serão indiciados pelos crimes de furto mediante fraude, formação de quadrilha, violação de sigilo bancário, interceptação telemática ilegal e lavagem de dinheiro.

Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos em Imperatriz (MA) por 400 policiais federais maranhenses e outros deslocados dos estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Tocantins, Pará e Pernambuco. A ação conta ainda com o apoio logístico e operacional do Exército.

Revista Consultor Jurídico, 23 de agosto de 2006, 18h09

Comentários de leitores

2 comentários

Pior ainda é quando vc inocentemente vai numa l...

Glaucia (Advogado Autônomo)

Pior ainda é quando vc inocentemente vai numa loja fazer um upgrade na sua máquina. Então vc todo feliz da vida e satisfeito (?) porque pensa que terá um equipamento bom para trabalhar, mada realizar o tal up grade. Depois de certo tempo, sua máquina começa a dar problemas periódicos, e vc volta a loja e a pessoa diz que tem que formatar que a culpa foi sua pq baixou programas etc, e claro te cobra por isso. Passa-se tempo e o problema persiste. Ahi contactando um outro técnico, o que vc descobre, que na sua máquina foi plantado vários tipos de Spywares, inclusive uns que são protetores de tela, justamente com qual intuito? Roubar senha e também programar sua máquina para que ela de "pane" periodicamente!!! É um verdadeiro absurdo isso, mas foi o que aconteceu comigo. E ainda estou vendo, como poderei responsabilizar criminalmente este tipo de profissional!

Vejo uma certa culpa dos provedores. Todos os d...

Bira (Industrial)

Vejo uma certa culpa dos provedores. Todos os dias chegam emails com cavalos de troia, seja como fotos, links, serasa, lojas e apesar de falsos, passam direto pelos provedores. Mesmo enviando para a PF com o IP do meliante, os novos emails possuem novos IPs. A pena tem que ser a mais dura possivel.

Comentários encerrados em 31/08/2006.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.