Operação Sanguessuga

STF autoriza abertura de 27 novos inquéritos contra parlamentares

Autor

21 de agosto de 2006, 20h02

O Supremo Tribunal Federal autorizou a abertura de 27 novos inquéritos contra parlamentares acusados de envolvimento na Máfia das Sanguessugas. O ministro Gilmar Mendes acolheu o pedido da Procuradoria-Geral da República para continuar as investigações. A Polícia Federal também continua conduzindo investigações relativas aos outros 57 inquéritos contra parlamentares que tramitam no Supremo.

A Polícia Federal deflagrou a Operação Sanguessuga no dia 4 de maio, depois de evidências de liberação de emendas parlamentares para a compra superfaturada de ambulâncias por diversas prefeituras do país. Desde lá, houve prisões nos estados do Acre, Amapá, Goiás, Mato Grosso, Paraná e no Distrito Federal.

No despacho, o ministro Gilmar Mendes pediu que os autos do processo sejam enviados ao diretor da Polícia Federal. Além disso, determinou que, no prazo de 30 dias, a PF colha depoimento de todos os parlamentares envolvidos e das demais pessoas citadas como intermediárias no esquema. O ministro ainda requereu a identificação dos assessores dos parlamentares envolvidos com os fatos em apuração e a tomada de depoimento de todos eles.

Durante o julgamento, Gilmar Mendes também deferiu o pedido do Ministério Público nos estritos termos em que foi formulado, para “apurar a ocorrência ou não das supostas práticas criminosas que eventualmente venham a ser imputadas aos investigados”.

Os 27 inquéritos tramitam em segredo de Justiça. Cabe ao STF, a partir de agora, analisar as diligências requisitadas pelo Ministério Público Federal que necessitem de autorização judicial.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!