Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Vida no Direito

Rubens Aprobbato Machado comemora 50 anos de advocacia

Por 

Quando ainda era adolescente, Rubens Aprobbato Machado conseguiu um emprego de fiel de cartório e foi trabalhar. Mal sabia ele que aquele primeiro emprego selaria para sempre sua vida profissional. Foi lá que descobriu a paixão pela advocacia. Este mês, Aprobbato Machado comemora 73 anos de vida e 50 anos de dedicação à profissão.

Aprobbato Machado pensava em estudar odontologia, mas foi trabalhar no cartório para poder ajudar nas despesas de casa. “Fiquei deslumbrado com o tribunal e com os advogados que eu conheci.” Terminou o colégio e foi, então, estudar Direito. Em 1952, entrava na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

O advogado, nome reconhecido entre seus pares, tem uma intensa carreira em defesa da classe. Foi presidente do Conselho Federal da OAB e da seccional paulista da Ordem. “A advocacia me permitiu conquistar tudo o que tenho hoje. Por isso, achei que deveria retribuir me dedicando à classe.”

Hoje, Aprobbato Machado advoga na área empresarial, mas ele credita o sucesso que obteve à sua formação geral. “Na época em que eu me formei, o advogado era apenas um profissional liberal. Não existiam empregos. Ele acabava fazendo um pouco de tudo”, conta. Para ele, a visão geral da advocacia, e não apenas de determinada área, faz toda a diferença entre os profissionais.

Bom brasileiro

“O advogado não pode ser espectador. Ele tem de participar da sociedade”, diz. Esse conceito somado ao seu amor pelo futebol fez com que o advogado se bandeasse também para a área de esportes. Hoje, ele é presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Assumiu a Presidência depois que o desembargador Luiz Zveiter teve de deixar o comando do STJD porque o Conselho Nacional de Justiça considerou incompatível a função com seu trabalho no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Antes disso, Approbato Machado foi presidente da Federação Paulista de Futebol. Foi ele que proibiu, em meados da década de 90, a entrada de torcidas organizadas nos estádios “A partir daí, a violência foi reduzida a zero, até que permitissem as torcidas nos jogos de novo”, conta o advogado, que hoje faz parte da diretoria do Corinthians.

Desafios

Rubens Aprobbato Machado encarou, recentemente, um novo desafio. Assumiu como conselheiro estadual de educação pelo governo de São Paulo. “Povo sem educação é aquele da era das cavernas.”

Ao comemorar os 50 anos de advocacia, o advogado também recebe o título de cidadão paulistano. Nascido em Ribeirão Preto, interior paulista, foi para a capital com seis meses de vida.

Para os jovens estudantes de Direito, ele aconselha não só o verdadeiro amor pela profissão como o interesse pelos deveres e direitos do advogado. “Para defender os direitos alheios, é preciso antes conhecer os seus.”

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 19 de agosto de 2006, 7h00

Comentários de leitores

1 comentário

Trata-se, na verdade, de um ícone da advocacia....

carneirojc (Advogado Autônomo - Civil)

Trata-se, na verdade, de um ícone da advocacia. Rubens Approbato Machado sempre foi um advogado operoso, combativo e competente. Durante os cinquenta anos de exercício da profissão serviu de espelho a todos seus colegas e amigos. Nada mais justa a homenagem e nela nos integramos como seu admirador e amigo. José Carlos de Carvalho Carneiro, ex-Presidente da OAB de Rio Claro (4ª. Subsecção) e, atualmente, Conselheiro da OAB São Paulo.

Comentários encerrados em 27/08/2006.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.