Se pode votar, jovem tem noção da gravidade do crime

18/08/2006 18:50Richard Smith (Consultor)Queiram me desculpar. Troquei os nomes e acabei...
Queiram me desculpar. Troquei os nomes e acabei enfiando o Dr. Rômulo indevidamente neste comentário.
18/08/2006 18:44Richard Smith (Consultor)Meu amigo Rodrigo: Mas que Aristóteles?! ...
Meu amigo Rodrigo: Mas que Aristóteles?! O Aristóteles que o Dr. Rômulo conhece deve ser aquele gato do antigo desenho animado. Dante chamou Aristóteles de "o mestre de todos os que sabem" Sobre ele falou o tremebundo Hegel "Se a filosofia fosse levada a sério, os seus cultores não teriam melhor tarefa do que dar lições sobre Aristóteles". Aristóteles, Aristóteles... Para que se preocupar com o homem que explicou o Universo! O maior cultor da lógica e do bom senso. Basta o "achismo". Um abração pela lembrança.
18/08/2006 06:39Luís da Velosa (Bacharel)Permissa maxima venia, mas falar-se em discerni...
Permissa maxima venia, mas falar-se em discernimento para eleger político do tipo que conhecemos no Brasil, seja de adolescentes ou adultos... Acho que não é por esse caminho que chegaremos a uma solução satisfatória.
17/08/2006 17:41Rodrigo (Advogado Assalariado - Trabalhista)Nossa... aristóteles ficaria horrorizado com a ...
Nossa... aristóteles ficaria horrorizado com a exigência de concatenação entre os termos anunciados. Nas premissas existentes no texto, sobraram apenas as menores e os termos fracos... Vale-me Deus...
17/08/2006 17:39omartini (Outros - Civil)Não em mais, mas qual outro governo estadual, a...
Não em mais, mas qual outro governo estadual, além de SP, investiu RECURSOS PRÓPRIOS na construção de presídios? Não é necessário: a bandidagem vem pra cá... O governo federal – se pouco se fez pelo país, além de discursos – em relação a SP, podemos debitar à ausência de senadores que defendessem interesses paulistas, conforme disposto no pacto federativo. E um pretende suceder ao “picolézinho” e outro se reeleger! Distribuição de renda não é problema pois o “Bolsa Família” e respectivo ciclo econômico virtuoso é a solução de curto prazo. Muito menos se o governo federal gasta dez vezes mais com juros do que com educação – isso, com os fatores econômicos sólidos, como nunca na história desse país, explicando por que o tropeço do “picolézinho” nas pesquisas eleitorais fez o risco-país cair a seu nível mais baixo na história desse país. Desinformação é uma constante praticada por melitantes: é só consultar, em qualquer biblioteca, os jornais editados antes do período eleitoral e verificar a ação da criminalidade (PCC inclusive) em outros Estados, independentemente da filiação partidária do respectivo governador. Contrapondo a insólido comentário, verificamos que nos Estados brasileiros, em que a pústula exposta da prostituição infantil prospera, não existem problemas similares aos da FEBEM, atribuídos única e maldosamente ao “picolézinho” – entenda-se! Certo que o Brasil cresce economicamente menos que os outros países, mas cresce com qualidade (qual?) então podemos reduzir um dos fatores do aumento do crime: a impunidade. Isso, INCLUSIVE, com a redução da maioridade penal – conforme práticas utilizadas nos demais países que adotam políticas de proteção ao adolescente, preconizadas pela ONU.
17/08/2006 17:39Richard Smith (Consultor)Meu caro Professor Armando: Inicialmente, ca...
Meu caro Professor Armando: Inicialmente, caro professor, queira me desculpar, mas acho que o senhor se enganou, eu não sou um homem de INDIRETAS, mas sim de DIRETAS. Em segundo lugar, professor: valores, com efeito eu os tenho e os defendo com vigor. No mais, as minhas eventuais críticas são sim dirigidas às idéias e opiniões expostas neste espaço. Porém, as idéias são os homens, o senhor não acha? O senhor mesmo classifica as minhas como verborrágicas, idiossincráticas ou, nem mesmo como idéias (sic). No mais, mesmo não sendo candidato a nada e nem ganahndo um centavo por palavra escrita, considero que, no contexto de um debate, ainda que acerbo, haja sim, efetivamente a intenção de preponderação e de convencimento, senão para que expor o pensamento? Para se alinhar à corrente, melhor dizendo à "pororoca" do "politicamente correto"? Não estivessemos passando por uma situação NUNCA VISTA neste País, situação REAL - a qual, por sua vez é uma mera agudização de uma situação que já assim se prenunciava há anos - e eu não estaria perdendo nem o meu tempo e nem o seu, tentando embriagá-lo com os meus "porres", tenha a certeza. Jamais para discutir muzzarella x calabreza e nem Palmeiras x Corinthians. Ou o senhor não acha a situação por demais dramática e sem NENHUM índicio de reversão, senão de piora gradativa?! Quanto à carta de um professor "de verdade", não pretendi ofendê-lo, mas creio sinceramente que da sua leitura podemos tirar inevitáveis e interessantes paralelos com a situação atual. Com atenção e consideração.
17/08/2006 16:51Armando do Prado (Professor)Mr. Richard Smith, peço-lhe que dirija sua verb...
Mr. Richard Smith, peço-lhe que dirija sua verborragia apenas para suas idéias (sic), escusando-se de indiretas. Discuta idéias sem querer impos seus juízos de valores, ainda que possam ser respeitáveis. Vamos manter o nível elevado neste espaço democrático, sem querer impor regras, opiniões, idiossincrasias e, se possível, sendo econômico, para que outros mais possam opinar. Sua carta do "verdadeiro" professor foi um porre. Continue expondo suas idéias, pois quem sabe acaba conseguindo algum adepto?
17/08/2006 14:53Richard Smith (Consultor)Meu caro amigo Comentarista: Primeiramente, ...
Meu caro amigo Comentarista: Primeiramente, acolho o seu abraço e, sinceramente, retribuo. Depois, não tenho e nem tive, a intenção de chamá-lo de covarde, epíteto que considero muito sério e ofensivo. Apenas procurei fazer notar que o que digo, digo às claras, mesmo correndo o risco de parecer um "pentelho", tentando criticar, pontualmente, diversas considerações que observo neste espaço e que reputo como meros "chavões", preconcebidos e pouco raciocinados, que não levam em conta, muitas vezes, a lógica e o bom-senso. O mais lealmente possível. Um acabado exemplo do que eu estou falando são as opiniões panfletárias e "politicamente corretas" do nosso caro professor. No mais, Herodes, como rei e lider religioso com certeza tinha uma corte de áulicos e puxa-sacos, de resto como tantas e tantas "monarquias" republicanas de nossos tempos. A matança, ele deve ter encarregado à sua guarda. Como o Messias era esperado vindo de Belém na Judéia, Herodes determinou que fossem mortos todos os bebês daquela localidade abaixo de dois anos (cfe. Lucas 2:16), para "garantir". Mesmo assim, não se pode exagerar o número de vítimas da tragédia, pois Belém tinha aproximadamente 2.000/2.500 habitantes na época, com uma média de 20 a 25 nascimentos anuais - taxa normal de natalidade para populações da época (e isso não se considerando a mortalidade infantil da época, em torno de 10 a 15%). Dessa forma, teriamos um número entre 40 e 45, as vítimas do tenebroso tirano. Vítimas INOCENTES, nunca é demais lembrar, assim como as pobres "criancinhas de colo", cujo único crime é lançar, de quando em quando, um leite bem azêdo no ombro da mãe, delito este prontamente anistiado. Por fim, meu caro amigo, Anistia, que não foi invenção dos militares, mas sim amplamente clamada pelas esquerda, nas suas formas "AMPLA, GERAL e IRRESTRITA" (lembra disso?) encontrou estribo na ampla tradição pacificadora da índole brasileira. Somos um povo jovem, em muitas coisas irresponsável, mas não é absolutamente da índole do brasileiro cultivar ressentimentos, daí o porque quase todos os movimentos revolucionários, golpistas, sediciosos e quejandos, que houveram no país, desde o império, foram sucedidos por anistias, mais ou menos amplas. Agora por fim a pergunta: na sua opinião, a referida anistia seria somente "numa mão só"? Deveria Beneficiar somente o Theodomiro Ribeiro, terrorista e assassino condenado à morte? Ou o Lamarca, outro assassino, caso estivesse vivo na ocasião? E todos os outros do seu (deles) tipo? E se, em contrapartida, fossem julgados tipos como o "albanês" João Amazonas ou mesmo José Dirceu, terrorista amplamente treinado em Cuba? Como será que a Sociedade reagiria num julgamento justo e com cobertura nacional aos pendores e opiniões políticas dos acima referidos? De se saber, não? Um outro abraço. Ora, ora. Vamos, vamos.
17/08/2006 14:42Ivan Dario (Advogado Sócio de Escritório) O articulista apresenta lucidez e coerência qu...
O articulista apresenta lucidez e coerência quando afirma que "setores vitais que são necessariamente a base de qualquer Estado Democrático de Direito, como Educação, a Saúde, Segurança, estivessem efetivamente cumprindo seu papel nossas crianças não estariam às margens do descaso." Afirma também que é imperceptível medidas efetivas contra a reincidência e a criminalidade. E está correto. Tanto com relação à decisão repressiva quanto à preventiva. Enquanto não houver sustenção sólida para a sociedade, eliminando as desigualdades e proporcionando oportunidades equânimes sem distinção, haverá incentivo ao crescimento da criminalidade, fruto da marginalidade a que os menos favorecidos ficam relegados, em sua grande maioria.
17/08/2006 14:38Comentarista (Outros)Caro Fernando Teixeira (Funcionário público), ...
Caro Fernando Teixeira (Funcionário público), O uso de metáforas, em geral, é utlizado para combater argumentos sofistas, que - via de regra - são largamente usados em temas como o ora comentado. Em tese, não há contrariedade absoluta quanto à discussão àcerca da mudança da maioridade penal; desde que essa discussão, obviamente, venha após a implantação de uma política de distribuição de renda decente (temos a pior distribuição de renda do planeta), da construção de escolas e hospitais (o picolézinho investiu mais na construção de presídios que em escolas e hospitais), da diminuição do desemprego, etc. Mais ainda! Que moral tem uma sociedade para discutir a diminuição da maioridade penal se o mundo inteiro sabe que milhares de suas crianças e adolescentes vivem nas ruas, dormem nas calçadas e reviram os lixões para procurarem por comida? Que moral tem uma sociedade para discutir tal tema se os organismos internacionais (ONU, Anistia Internacional, etc.) têm a nossa republiqueta como campeã mundial em casos de prostituição infantil, tráfico internacional de mulheres e crianças, chacinas, etc? Ou o Sr. acha que as nossas crianças vivem nas ruas, reviram os lixos em busca de comida, se prostituiem e cometem crimes (típicos de países com enorme desigualdade social) por simpes "opção"? Após resolvidos alguns desses probleminhas básicos, aí sim, poderemos discutir dignamente sobre a tal diminuição da idade penal. Antes, porém, simplesmente não temos "moral" para isso... Por outro lado, e sem o mínimo escopo de lhe ofender, é bom "repensar" conceitos como o usado pelo Sr., a saber: "Não podemos aguentar criminosos se tornando mais poderosos dentro das prisões e não poder limitar este poder porque uma constituição falha concede mais direito a estes do que a suas vítimas". Ora, Fernando, esse tipo de argumento é típico daqueles usados pelo nosso Ilustre Secretário de Segurança (?) Pública, sendo que o resultado está aí, escancarado para quem quiser ver! Por fim, perguntar não ofende: Por que o PCC não existe em outros Estados da Federação? Simples: Por que os outros Estados não foram "governados" pelo picolézinho de chuchu e seus companheiros do PSDB/PFL por 12 anos! E o resto é discurso sofista de quem gosta de ser governado por ditadores e incompetentes, aos quais, sugiro, poderiam fazer um estágio campal no Iraque, hoje pacificamente "administrado" pelos yankees (já que, via de regra, o exemplo estadunidense é citado como solução milagrosa para os nossos males sociais). Esta é, data vênia, a minha opinião. Um grande abraço.
17/08/2006 13:14Fftr (Funcionário público)Gostaria de entender a razão de alguns que aqui...
Gostaria de entender a razão de alguns que aqui expõe seus comentários afirmar sobre vingança, crianças de colo presas, sacrifícios similares praticados por Herodes, quando se comenta sobre a redução da maioridade penal e outros temas de interesse da sociedade. Em primeiro lugar é necessário fazer uma distinção entre Sociedade e Estado. Não é o Estado que clama por mudanças, mas sim a Sociedade que não aguenta mais "champinhas" e "sanguessugas". Não queremos vingança, mas justiça, ladrões e assassinos na cadeia. Este pensamento não implica que desejamos penas de morte, tortura, etc..., mas respeito ao direito indivudual de convivência em sociedade. Não podemos aguentar criminosos se tornando mais poderosos dentro das prisões e não poder limitar este poder porque uma constituição falha concede mais direito a estes do que a suas vítimas. A amplicação de normas mais rígidas não exclue a ação do governo e da sociedade na solução dos problemas sociais. Não queremos um Estado Ditador, mas não podemos aceitar uma constituiçao leniente com a criminalidade, tanto dos crimes comuns quanto dos crimes de colarinho branco.
17/08/2006 13:11Comentarista (Outros)Caro Richard Smith (Consultor), Com todo o r...
Caro Richard Smith (Consultor), Com todo o respeito, creio que, desta vez, o Sr. se superou. Explico: Mesmo para quem não esteve presente na "corte de Herodes" (muito embora nunca tenha existido tal "corte", e sim uma ordem criminosa do rei), é praticamente impossível acreditar que ele tenha ordenado a matança dos filhos dos súditos e de seus familiares (mesmo por que ele correria o risco de ficar sem serviçais e até mesmo um descendente que assumisse o trono quando de sua morte, que, aliás, foi bem triste). E seus súditos e familiares, obviamente, formavam a "elite" da época. Logo, acreditar que ele ordenou a matança dos filhos da elite seria o mesmo que acreditar em saci-pererê, na mula-sem-cabeça, no papai-noel ou mesmo na vitória do picolézinho de chuchu nas próximas eleições! Quanto ao "apoio de muitos" a Herodes, creio que houve um mal entendido, pois me referi ao apoio dado para a EXECUÇÃO dos inocentes (foi preciso, de fato, a colaboração de centenas - quiçá milhares - de "executores" da ordem criminosa do rei), e não - obviamente - quanto à decisão em si, que pertencia absolutamente a ele. Por outro lado, e quanto ao "movimento" golpista, nem vale a pena insistir na discussão, haja vista que os outrora "leões" da ditadura, formado pelos asquerosos golpistas, hoje não passam de meros "gatinhos", que covardemente escondem-se atrás de uma vergonhosa lei de anistia (típica de republiquetas das bananas como a nossa, haja vista que até mesmo a Argentina resolveu julgar os crimes cometidos pelos seus ex-ditadores). Por fim, e quanto às alegadas e supostas "críticas indiretas" ("obscurantista, medieval, aliado das forças do mal, etc."), devo alertá-lo que não sou pessoa dessa laia, bem como sempre o respeitei enquanto debatedor e frequentador deste fórum de discussões (o que acho até saudável e produtivo do ponto de vista da pluralidade de pensamentos e idéias). E tenha sempre em mente que, embora eu creia que a discussão seja o fermento da sabedoria, jamais atingiria quem quer que seja de forma "indireta", pois a covardia desse tipo de atitude não faz parte de minha índole. Esta é, data vênia, a minha opinião. Um sincero abraço.
17/08/2006 11:44Richard Smith (Consultor)Ah e mais uma coisa, meu amigo Comentarista: ...
Ah e mais uma coisa, meu amigo Comentarista: A sua opinião de que Herodes tenha tido "o apoio de muitos" para a realização do conhecido "Massacre dos INOCENTES" (e não "dos 'Champinhas'") expõe o seu descohecimento acerca do funcionamento de uma monarquia absolutista (o Rei não deve satisfações a ninguém!), desconhecimento este que se assemelha àquele outro seu, acerca do Movimento de 64. Não me queria mal, mas sou obrigado a ser sincero. Ah, e quando quiser me criticar, me chamar de obscurantista, medieval, aliado das forças do mal ou do que mais quiser, por favor, faça-o a mim, caridosamente, e não de forma indireta, ao professor, das linhas tortas e do raciocínio ídem. Um grande e sincero abraço.
17/08/2006 11:30Richard Smith (Consultor)Meu querido Comentarista: Agora eu percebi o...
Meu querido Comentarista: Agora eu percebi o porque da sua relutância em revelar a idade. Você estava presente na corte de Heródes e viu quando ele mandou preservar as crianças da "elite"! Ah bom. Senão não teriamos o seu testemunho, assim tão incisivo. Um abraço grande.
17/08/2006 11:09Comentarista (Outros)Caro Professor Armando do Prado, Herodes, co...
Caro Professor Armando do Prado, Herodes, com certeza, obteve apoio de muitos ao determinar a matança das crianças de até 02 anos para tentar conseguir o seu intento de matar o Nosso Senhor Jesus Cristo. Caso contrário, não conseguiria levar a cabo seu plano macabro, pois - segundo as escrituras - houve grande pranto, pois em praticamente todas as casas havia uma criança morta, o que impediu que uns consolassem os outros, pois todos choravam pelos seus mortos... A matança somente não foi maior por que, como é obvio, os filhos da "elite" foram poupados (a diferença entre Herodes e alguns indivíduos de hoje não é tão grande quanto parece). Mas voltando à baila, e como foi oportunamente lembrado, em pouco tempo estarão propondo a prisão de crianças de colo, pois isso ainda parece ser mais fácil que distribuir renda, construir escolar e proporcionar uma vida digna aos cidadãos. A primeira vez em que li a história de Herodes foi chocante, mas hoje eu percebo que aquela época não é tão diferente da nossa quanto eu pensava ser. Infelizmente! Um grande e fraternal abraço.
17/08/2006 10:33Marcos (Advogado Assalariado - Empresarial)Lá vem o Sr. Abaporu e suas pérolas...haja paci...
Lá vem o Sr. Abaporu e suas pérolas...haja paciência para agüentar tanta baboseira...ele podia continuar esse raciocínio lá em Cuba, Venezuela, Bolívia...quando nos livrarmos desses caras, o Brasil cresce!
17/08/2006 10:27Luismar (Bacharel)A depender de alguns, os adultos é que deveriam...
A depender de alguns, os adultos é que deveriam ser submetidos a medidas socio-educativas (ou protetivas) e as leis penais substituídas pelo E.C.A.
17/08/2006 10:25Richard Smith (Consultor)Meu caro Abaporú: Será que são tantos assim ...
Meu caro Abaporú: Será que são tantos assim os assassinados nas cadeias (exceto se por contrariarem o PCC, claro)? Haja IML e cemitérios também para estes massacrados. O que eu vejo, na realidade, são inúmeros cidadãos sendo assassinados, ou por menores mesmo ou por maiores que jogam o crime nas mãoes dos menores, justamente pela sua inimputabilidade. Os srs "operadopres do direito" não dizem que o Direito é uma ciência "em evolução". Que deve se atualizar conforme a "evolução" (?) da Sociedade? Ora, se aos jovens foi dado o direito de decidirem acerca dos mandatários da Nação, deve-se-lhes cobrar responsabilidade em outras coisa também. Há alguns anos o Sr. Ministro Mello, atual presidente do TSE, julgou que um camarada que "traçou" um menina de 13 anos não cometeu o "estupro presumido" previsto na Lei Penal. Isso porque a menininha, além de não ser mais virgem, ainda tinha todo o conhecimento da dinãmica do ato carnal, como a malícia acerca dos fatos, tendo inclusive declarado ao "caboclo" que tinha 15 (!!!) anos. Está certo ou está errado? Se acharem que ele, notório progressista e hexegeta exótico das leis estiver certo, como não reconheceer a imensa ferocidade de tipos como o "Champinha"? E então, como "sonhar" que o adolescente "reeducando" acima não irá cometer os mesmos tipos de crime? Como no nosso triste País atual, o que predominam são os "achismos" da próxima vez que o referido indivíduo besta-fera acima mencionado, fizer uma outra vítima, nas mesmas circunstâncias das anteriores, como se sentirão so apologetas da sua libertação? E os "seguidores da lei"? Será que terão algum tipo de remorso? Igualdadade para todos, mas que aos desiguais também seja reconhecidos nessa sua desigualdade e tratados também de forma desigual.
17/08/2006 10:22Armando do Prado (Professor)Hoje, 16 anos. Amanhã, 14 anos. Depois, vamos e...
Hoje, 16 anos. Amanhã, 14 anos. Depois, vamos encarcerar crianças de colo, ou quem sabe seguir o exemplo de Herodes, por que não? Com a desculpa de discussão da "gravidade da situação", a direita aproveita para colocar a cabeça de fora, uma vez que desde o fim da ditadura militar estavam escondidos e envergonhados, e repetir o mantra de penalização máxima, RDD, vingança, diminuição da idade penal, fechamento do Congresso, impedimento do presidente, aumento da repressão contra pobres e periféricos, discurso moralizador, etc, etc. O que precisamos é de overdoses de democracia e de aplicação da Constituição. E menos, muito menos de domínio das leis infra-constitucionais como ocorre com o C.C. que recepciona ou não a Constituição, numa inversão perversa.

Comentários encerrados em 25/08/2006

A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.