Combate aos hackers

EUA assina acordo internacional de combate a crimes pela internet

Autor

5 de agosto de 2006, 15h48

O Senado dos Estados Unidos ratificou a participação do país no acordo internacional de combate a crimes pela internet. Na quinta-feira (3/8), o Conselho da Convenção Européia de Crimes Cibernéticos também ratificou a participação no tratado, que pretende harmonizar leis internacionais para potencializar técnicas de investigação e aumentar a cooperação entre as nações.

A convenção internacional foi assinada por 38 países europeus, mais os Estados Unidos, o Japão e a África do Sul. As inscrições para participar do acordo foram abertas em 2001.

“Além de equilibrar as liberdades civis e demandas de privacidade, esse tratado encoraja o compartilhamento de evidências eletrônicas relevantes entre os países, de forma a que as forças legais possam mais efetivamente investigar e combater esses crimes”, declarou o senador republicano do Tenesseee, Bill Frist.

O tratado tem na mira os hackers, aqueles que espalham vírus letais aos computadores, os que fazem uso da internet para exploração sexual de crianças e os que distribuem material racista e tentam organizar ataques terroristas.

“Esse acordo traz ferramentas importantes na batalha contra o terrorismo, contra os ataques a computadores, contra os que exploram crianças pela internet. Estreita a cooperação dos EUA com outros países para obter as evidências eletrônicas dos crimes”, diz o procurador-geral Alberto Gonzales.

Com informações do Washington Post.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!