Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Punição em números

OAB do Rio de Janeiro expulsa mais advogados que OAB paulista

A OAB paulista expulsou 14 advogados este ano. Durante 2005, foram expulsos 17 profissionais. Já a OAB do Rio de Janeiro contabilizou 95 advogados expulsos de 2001 a 2006 – uma média de 19 por ano. Dos advogados expulsos no Rio de Janeiro, 24 estavam envolvidos com o crime organizado. Os dados foram relatados na reunião do Colégio de Presidentes de Seccionais da entidade, em Aracaju.

Os presidentes das seccionais da OAB de São Paulo e do Rio de Janeiro, Luiz Flávio D’Urso e Octávio Gomes, respectivamente, afirmaram que continuarão punindo os profissionais aos quais o presidente nacional da OAB, Roberto Busato, chama de “criminosos travestidos de advogados”.

O Tribunal de Ética e Disciplina de São Paulo julgou no ano passado 4.066 representações, cerca de mil a mais do que em 2004. Dessas representações, 1.930 foram arquivadas por não serem procedentes e 679 profissionais receberam censura ou advertência. A suspensão temporária foi aplicada em 1.153 casos.

Revista Consultor Jurídico, 3 de agosto de 2006, 18h07

Comentários de leitores

7 comentários

Faltou dizer se as decisões transitaram em julg...

Raul Haidar (Advogado Autônomo)

Faltou dizer se as decisões transitaram em julgado, pois de todas elas cabem recursos com efeito suspensivo(Lei 8906, artigo 77). Realmente somos desunido, o que é uma pena. Mas ninguém deve unir-se aos maus. E estes, como as estatísticas da OAB sempre comprovaram, são muito poucos, menos de 2% da nossa classe. Quanto ao noticiário da imprensa, penso que é bom que seja assim, pois maus advogados são notícia justamente porque são a exceção das exceções. Estamos certos de que nunca chegará o dia em que serão a regra. Se esse dia chegasse, a imprensa não falaria mais nisso. Notícia é quando o homem morde o cachorro, não quando o cachorro morde o homem. Nossa profissão, a Advocacia (exige-se sempre o uso da maiúscula) tem mais de 98% de profissionais sérios, íntegros, honrados, competentes. Isso é o que importa. Quanto aos bandidos que "grilaram" nosso território, vamos expulsá-los!

O professor Lobo tem razão. Não há união entre...

Ivan Dario (Advogado Sócio de Escritório)

O professor Lobo tem razão. Não há união entre a classe. Logo a nossa, em que a cordialidade sempre foi patente, haja vista que sempre ouvia um advogado tratando o outro por colega. Digo e repito: caso não haja respeito dentre os nossos, como exigí-lo dos outros?

Qual o sentido do comentário? Aqui em SP somos...

Ottoni (Advogado Sócio de Escritório)

Qual o sentido do comentário? Aqui em SP somos menos rigorosos ou aqui há menos advogados "bandidos"? Parece mais um exercício de "cultura inútil".

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 11/08/2006.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.