Notícias
28 abril 2006
Autonomia comprometida
Emenda que amplia competência de deputados de TO é contestada
A Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil está questionando a constitucionalidade da Emenda Constitucional 16/06 de Tocantins. A EC amplia a competência da Assembléia Legislativa do estado sobre o Tribunal de Contas.
Na Ação Direta de Inconstitucionalidade, ajuizada no Supremo Tribunal Federal, a Atricon pede a suspensão da emenda. Segundo a associação, antes da mudança, o artigo 19 da Constituição de Tocantins dizia que era de competência privativa da Assembléia Legislativa ordenar a sustação de contratos impugnados pelo Tribunal de Contas, por solicitação deste órgão. A nova versão atribui mais itens a competência dos deputados nesse âmbito e diz que pode ordenar não só a sustação de contratos como de licitação em curso, dispensa ou inexigibilidade.
A emenda também acrescentou o parágrafo 5º ao artigo 33 da Constituição tocantinense, criando a possibilidade de recurso para o Plenário da Assembléia Legislativa, com efeito suspensivo, das decisões tomadas pelo Tribunal de Contas. Para a Atricon, houve violação do artigo 71 (inciso X, parágrafo 1º) e o artigo 75 da Constituição Federal. "Observa-se que a Assembléia Legislativa subtraiu, para si, importantes, necessárias e imprescindíveis atribuições, essenciais à autonomia do Tribunal de Contas."
A Atricon alega que as decisões do Tribunal de Contas da União não se submetem ao controle do Congresso Nacional, o que corresponde, em nível estadual, à não-submissão das decisões do Tribunal de Contas do Tocantins ao controle da Assembléia Legislativa. O relator é o ministro Gilmar Mendes.
ADI 3.715
Revista Consultor Jurídico, 28 de abril de 2006
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 23/03/2006 STF mantém indicação de deputados para TCE cearense
- 20/03/2006 STF suspende reajuste de conselheiros do TCE-AM
- 18/03/2006 Deputados questionam escolha de conselheiros para TCE
- 07/10/2005 Supremo nega liminar contra nomeação de deputados a TCE
- 06/10/2005 Supremo suspende critérios de nomeação do TCE mineiro
- 06/10/2005 STJ rejeita denúncia contra conselheiro do TCE do Acre
- 02/06/2005 STJ aceita denúncia e afasta conselheiro do TCE-RO
- 28/03/2005 Fonteles é a favor de regras para indicação em TCE do Pará
- 22/03/2005 Justiça anula nomeação de conselheiro do TCE de RO
- 15/03/2005 Indicação para o TCE de Minas Gerais é contestada
- 24/03/2003 PGR pede informações sobre inquérito contra Palocci
- 05/03/2003 Juiz de GO mantém corte de 12% para servidores do TCE
- 24/01/2003 Cassol questiona dispositivos sobre indicações de TCE
- 25/07/2002 Tribunal de Contas da União é acionado por TCE do RJ
- 02/07/2002 OAB-SP critica governo por causa de precatórios
Comentários
Comentários de leitores: 0 comentários
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 06/05/2006.