Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Nova direção

Ellen Gracie assume a presidência do Supremo nesta quinta

A ministra Ellen Gracie assumirá a presidência do Supremo Tribunal Federal na próxima quinta-feira (27/4), às 16 horas. A solenidade acontecerá no Plenário da Corte. São esperados mais de dois mil convidados.

Ellen Gracie será a primeira mulher a ocupar a presidência da mais alta Corte do país, cargo que exerce interinamente desde a aposentadoria do ministro Nelson Jobim, no dia 30 de março último.

Na cerimônia de posse, estão confirmadas as presenças do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, dos presidentes da Câmara, Aldo Rebelo, e do Senado, Renan Calheiros; dos ex-presidentes da República José Sarney e Fernando Henrique Cardoso, além de governadores, e presidentes de organizações de classe, como a Ordem dos Advogados do Brasil e a Associação dos Magistrados Brasileiros.

A cerimônia começa com a chegada do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Em seguida, será executado o Hino Nacional e o Decano da Corte, ministro Sepúlveda Pertence, dará posse à presidente do STF. Em seguida, a ministra e já presidente dará posse ao vice-presidente do STF, ministro Gilmar Mendes. Com a presidente e o vice empossados, o ministro Celso Mello, fará um discurso de saudação, em nome do Tribunal.

Ellen Gracie foi eleita presidente do Supremo Tribunal Federal no dia 15 de março. A escolha seguiu a tradição de eleger o ministro mais antigo da Corte que ainda não tenha ocupado o posto, em votação secreta. Ellen Gracie foi eleita para o próximo biênio com oito votos dos nove ministros que votaram. O ministro Gilmar Mendes recebeu um voto.

Revista Consultor Jurídico, 25 de abril de 2006, 7h00

Comentários de leitores

1 comentário

Em ano de eleição, a Ministra Ellen Gracie será...

Ênio Alves, advogado (Professor Universitário - Tributária)

Em ano de eleição, a Ministra Ellen Gracie será a primeira MULHER PRESIDENTE do Brasil. A ela, todas as loas.

Comentários encerrados em 03/05/2006.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.