Mulher da lei

Pela primeira vez, uma mulher assume a presidência do TRF-1

Autor

25 de abril de 2006, 20h09

Pela primeira vez uma mulher ocupa a presidência do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, a maior das regiões da Justiça Federal. Assusete Dumont Reis Magalhães foi empossada na quarta-feira (19/4). Ela entra para o restrito quadro de mulheres à frente de tribunais do país, dos quais fazem parte a ministra Ellen Gracie, primeira presidente do Supremo Tribunal Federal, e Diva Malerbi, presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Mulheres estão também no comando de oito Tribunais Regionais do Trabalho e dos Tribunais de Justiça de Sergipe e Tocantins.

Estavam presentes na posse da desembargadora Assusete o vice-presidente da República, José Alencar; a ministra Ellen Gracie; o presidente do STJ, ministro Barros Monteiro; o procurador-geral da República, Antônio Fernando Souza; o governador de Minas Gerais, Aécio Neves da Cunha, entre outras autoridades.

Na ocasião, também tomaram posse o desembargador Carlos Olavo Pacheco de Medeiros, como vice-presidente do TRF-1; e o desembargador Jirair Aram Megueriam, como corregedor-geral.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, não compareceu à cerimônia mas enviou mensagem cumprimentando Assusete. "Estou certo de que a excelentíssima desembargadora federal Assusete Dumont Reis Magalhães imprimirá a insubstituível sensibilidade feminina, que felizmente chega às altas instâncias do Judiciário."

Em seu discurso, Assusete conclamou: "É tempo de mudança, é hora de repensar o Poder Judiciário brasileiro, para que se possa resgatar a sua credibilidade junto à opinião pública".

Perfil

A desembargadora Assusete Magalhães era corregedora-geral da Justiça Federal da 1ª Região. Nasceu em Serro, em Minas Gerais, e formou-se em Direito e Letras pela Universidade Federal da Minas. Ingressou na Justiça Federal em setembro de 1984, na Seção Judiciária mineira, exercendo a Direção do Foro no período de 1991 a 1993. Atuou, ainda, na Justiça Federal do Rio de Janeiro. Em 19 de outubro de 1993, tomou posse no Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Foi membro efetivo do TER-DF no período de 2002 a 2004.

Mulheres no comando

Tribunal Presidente
STF Ellen Gracie
TRF-1 Assusete Magalhães
TRF-3 Diva Malerbi
TJ-SE Marilza Salgado de Carvalho
TJ-TO Dalva Magalhães
TRT-2 Dora Treviño
TRT-6 Maria de Lourdes de Melo
TRT-10 Flávia Simões Falcão
TRT-14 Eliana Cardoso de Faria
TRT-16 Kátia Magalhães Arruda
TRT-18 Dora Maria da Costa
TRT-22 Liana Chaib
TRT-21 Maria de Lourdes Alves Leite

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!