Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

O petróleo é nosso

PSDB pede suspensão da propaganda da Petrobras

O PSDB entrou com duas representações no Tribunal Superior Eleitoral contra a propaganda da Petrobras sobre a auto-suficiência do Brasil na produção de petróleo. Para o partido, o comercial tem caráter eleitoreiro e promove o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Nas representações, o PSDB requer que a veiculação da propaganda seja suspensa e que seja instaurado inquérito judicial eleitoral. Além disso, pede que a empresa seja multada.

De acordo com o artigo 36 da Lei Eleitoral, a propaganda eleitoral somente é permitida após o dia 5 de julho do ano da eleição. A pena prevista no parágrafo 3º determina a suspensão do recebimento de doações e a aplicação de multa de 20 mil a 50 mil Ufirs.

Segundo o PSDB, na propaganda, a Petrobras afirma ter recebido, nos últimos três anos, um volume recorde de investimentos — R$ 63 bilhões. Diz, também, que “esse destaque ao valor investido nos últimos três anos é uma referência óbvia ao que foi feito no atual mandato presidencial”.

Para o partido, tanto a Petrobras quanto o presidente da República devem responder pela irregularidade. “A medida se revela necessária para que não se cause um maior dano à isonomia entre os partidos políticos e o favorecimento pessoal e eleitoral de Luiz Inácio Lula da Silva.”

Mais contra o PT

O PFL também entrou com representação no TSE contra o PT. Na ação, o partido pede a cassação integral do direito de transmissão, em nível nacional, no rádio e na televisão, da propaganda partidária do PT do próximo semestre.

O partido alega que, no último dia 18, o PT veiculou nacionalmente programa composto de inserções nacionais “com manifesto interesse de projetar o pré-candidato à presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva”, o que é vedado pela Lei dos Partidos (9.096/95). Diz ainda que as inserções, “travestidas de propaganda partidária”, focaram programas políticos do governo atual, os atribuindo à figura pessoal do presidente da República.

O PFL sustenta que, ao final de todas as inserções, uma personagem se manifesta da seguinte maneira: “É por isso que Lula é o meu presidente e nele eu confio”. Essa frase, de acordo com o Partido, deixa clara a conotação eleitoral embutida na mensagem. Ainda de acordo com o PFL, a Lei dos Partidos proíbe a divulgação de propaganda de candidatos a cargos eletivos e a defesa de interesses pessoais ou de outros partidos (art. 45, parágrafo 1º).

RS 3.316 e 3.535

Revista Consultor Jurídico, 24 de abril de 2006, 21h02

Comentários de leitores

7 comentários

O PSDB, está esperimentdo o gosto amargo da ree...

Jornalistaverdade (Estudante de Direito)

O PSDB, está esperimentdo o gosto amargo da reelieção sem se licenciar do poder. O FHC lutou para ser reeleito que esquceu que os outros tambem teria direito a mesma lei. Fez todas as bandelheiras possivel, comprou voto, colocou cães em cima dos partidários a candidatura pròria do PMDB em 1998. agora esta espeimentando o gosto samargo da derrota de seu partido. Pimenta nos olhos dos outros é remédio.

Cidadãos desse Brasil de enganação!!! Vamos aco...

Márcio Frossard (Advogado Autônomo - Empresarial)

Cidadãos desse Brasil de enganação!!! Vamos acordar pra realidade! Sabem quanto o Lula pagou ao Duda por essa propaganda???? Mais de 30 milhões de reais!!!! E o Governo atual quer o crédito da auto-suficiência em petróleo mesmo sem ter investido quase nada na Petrobrás que, sozinha, com muita competência, conseguiu perfurar poços muito profundos. Além do mais, se o País tivesse em crescimento econômico, essa auto-suficiência só chegaria daqui a alguns anos!!! Se chegou agora, agradeçam aos carros bi-combustíveis e ao GNV. Só acredita nesse ALULA BABÁ quem quer...

Tudo se trata de politico de governo e poli...

celio (Contabilista)

Tudo se trata de politico de governo e politica de estado.Garantir combustivel para a população e politica de estado, veja o caso dos Estados Unidos,promove guerras,remove ceus e terras,no nosso caso,usamos a cabeça e a P 50 E LULA LA.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 02/05/2006.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.