Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Distribuição de capital

Sociedade de advogados pode dividir lucro mesmo devendo ao Fisco

Uma sociedade de advogados pode dividir os lucros mesmo tendo dívidas com o Fisco. A decisão é da juíza federal Sílvia Figueiredo Marques, da 26ª Vara da Justiça Federal de São Paulo, que aceitou pedido de Mandado de Segurança coletivo impetrado pela seccional paulista da OAB contra a multa pela distribuição de lucros. A liminar já havia sido concedida no dia 4 de abril de 2005.

A multa é determinada pelo artigo 17 da Lei Federal 11.051/04 e artigo 32 da Lei Federal 4.357/64, que, segundo a sentença, está em desacordo com a Constituição Federal.

Conforme o presidente da Comissão de Comércio Exterior e Relações Internacionais da OAB-SP, Antônio Carlos Rodrigues do Amaral (que assina a ação com os advogados Douglas Yamashita e José Carlos Baptista Puoli), a referida multa de 50% sobre o valor dos lucros é incompatível com a Constituição Federal de 1988, que fundamenta o Estado Democrático de Direito no país.

“De maneira perversa, o governo federal fez editar uma aparente mudança benéfica na legislação ditatorial — limitando a base da multa para 50% do valor do débito não garantido — com base em lei promulgada no dia 30 de dezembro de 2004, quando também foi editada a arbitrária Medida Provisória 232, execrada por toda a nação brasileira e derrubada no Congresso Nacional”, disseRodrigues do Amaral.

Revista Consultor Jurídico, 8 de abril de 2006, 7h00

Comentários de leitores

1 comentário

Parabens à OABSP! Nossa entidade vem defendendo...

Raul Haidar (Advogado Autônomo)

Parabens à OABSP! Nossa entidade vem defendendo os legítimos interesses dos inscritos. E um ex-Conselheiro, que ora se apresenta como candidato da "oposição" ousou dizer em Franca que "A OAB em São Paulo simplesmente virou as costas para os problemas..." da Advocacia! Talvez o colega não tenha tempo de acompanhar o que a OAB faz, já que andou tão ocupago em dar aulas...

Comentários encerrados em 16/04/2006.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.