Triste partida

Morre Giordani, especialista em segurança e cibercrimes

Autor

2 de abril de 2006, 16h56

O jornalista paranaense Giordani Rodrigues, criador do site InfoGuerra (www.infoguerra.com.br), foi assassinado na última sexta-feira (31/3), em seu apartamento, por pessoa ainda não identificada. Três dias antes, Giordani recebera em São Paulo, o prêmio SecMaster2005, oferecido pela publicação Security Week, (http://www.securityweek.com.br/secMaster/) na categoria Melhor Contribuição Jornalística, pelo trabalho que vinha desenvolvendo há 5 anos como editor do site InfoGuerra.

Ele era o mais preparado jornalista brasileiro em matéria de segurança, privacidade e cibercrimes. Em diversas ocasiões Giordani orientou o site Consultor Jurídico sobre as melhores opções de segurança e como reagir em casos em que o site foi alvo de “invasores”.

A sua morte deixa um vácuo grande, em especial na sua especialidade, que ganha cada vez maior importância, mas que carece, no ambiente jornalístico de profissionais preparados para enfrentar o fenômeno dos crimes pela Internet.

O jornalista Claudio Julio Tognolli, repórter especial deste site, professor da Escola de Comunicações e Artes da USP e fundador da Abraji — Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, destaca o papel de Giordani: “Ele foi uma peça fundamental na fundação da Abraji, com seus conhecimentos precisos de ferramentas da Internet, os quais não hesitava em compartilhar com quem precisasse dele”.

Tognolli aproveitou para criticar a forma desrespeitosa adotada pelo portal Paraná-Online para noticiar a morte do jornalista: “Giordani morre também vítima da instituição que ele lutava para melhorar: a própria imprensa, que, agindo provincianamente na cobertura de sua morte, cometeu um assassinato ad hominem com Giordani”. O portal veiculou foto do morto, de bruços e sem camisa, dedicando apenas duas linhas à expertise do jornalista e à sua contribuição ao conhecimento virtual.

Giordani graduou-se em jornalismo pela UFPR — Universidade Federal do Paraná. Era também diretor de Imprensa e Relações Públicas da ABDTI — Associação Brasileira de Direito e Tecnologia da Informação, colunista de tecnologia da revista Homem Vogue e colaborador do Terra Informática.

Veja as atividades acadêmicas e eventos relacionados à Segurança da Informação e Jornalismo Online dos quais Giordani participou.

2003 — Palestra sobre “Engenharia Social” na Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP) — Ref: http://www.conjur.com.br/static/text/26043,1/

2003 — Palestras sobre os temas “segurança na Internet” e “técnicas de jornalismo investigativo na Internet”, no Ciclo de Palestras promovido em várias faculdades de Porto Velho, Rondônia,. Ref: http://www.portovelhoagora.com.br/pauloxisto.asp?pagina=6

2004 — Palestra sobre técnicas de jornalismo investigativo na Internet — Faculdades Integradas do Brasil (UniBrasil) — Curitiba-PR.

2004 — Palestra: “Por um modelo seguro de conduta de usuários de Internet no Brasil” — Evento promovido em São Luís (MA), pela Receita Estadual do Maranhão. Ref: http://72.14.207.104/search?q=cache:7bU6Pcqei08J:turismo.ma.gov.br/cidadao/noticias.php%3FId%3D899

2004 — Moderador de mesa redonda sobre crimes digitais — 10º Seminário da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) de Capacitação e Inovação — Associação Instituto Tecnológico do Estado de Pernambuco (ITEP) — Recife (PE). Ref: http://www.rnp.br/noticias/imprensa/2004/not-imp-041124.html

2005 — Palestra online com o tema “Roubo de identidade na Internet: você está seguro?”, durante o Dia Internacional da Segurança em Informática, promovido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Ref.: http://www.rnp.br/eventos/disi2005/

Artigos Publicados: Artigos impressos sobre tecnologia na Revista Homem Vogue e no Jornal da Biblioteca Pública do Paraná. Artigos impressos sobre segurança na Internet na Folha do Litoral (PR). A maioria dos textos, porém, é publicada em forma eletrônica, principalmente no site InfoGuerra e sites parceiros.

Livros Publicados: co-autor do livro “Internet Legal — O Direito na Tecnologia da Informação” — Ed. Juruá — 2003 — org. Omar Kaminski — ISBN 85-362-0439-7.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!