Notícias
30 setembro 2005
Bacen-Jud 2
Sistema de penhora online ganha versão mais moderna
O Bacen-Jud, sistema automatizado da Justiça que permite a penhora online, ganhou uma versão mais moderna. O Bacen-Jud 2 foi oficializado nesta sexta-feira (30/9).
O sistema permite a transferência de valores bloqueados para contas judiciais em até 48 horas. Com essa nova versão, todo o trâmite de informações ocorrerá de forma automatizada, permitindo maior controle da verificação do cumprimento das ordens judiciais por parte dos bancos. Haverá, inclusive, um módulo específico para o controle gerencial por parte das corregedorias dos tribunais.
De acordo com dados do Banco Central apresentados em um seminário feito recentemente no Superior Tribunal de Justiça, apenas em 2004, a autarquia recebeu mais de 583 mil ofícios com requisições judiciais, uma média de 2.300 requisições por dia, sendo aproximadamente 116 mil encaminhados em papel e mais de 467 mil pelo Bacen-Jud.
Segundo diagnóstico apresentado pelo Banco Central, na região Norte, 95% dos pedidos em média são feitos por meio eletrônico. Já no Sudeste, é mais freqüente a utilização do papel.
Revista Consultor Jurídico, 30 de setembro de 2005
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 03/08/2005 Deputado quer restringir o emprego da penhora online
- 22/06/2005 TST admite imperfeições na penhora online
- 13/06/2005 Apesar de eficiente, sistema está cercado de lacunas
- 27/04/2005 Criada para agilizar processos, medida requer bom senso
- 23/03/2005 Banco Central apresenta nova versão Bacen Jud ao CJF
- 21/07/2004 Penhora online gera mais problemas do que resoluções
- 21/05/2004 CNT questiona convênio entre TST e Banco Central
Comentários
Comentários de leitores: 0 comentários
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 08/10/2005.