Buraco no caminho

Município é condenado a indenizar ciclista por queda em buraco

Autor

30 de setembro de 2005, 15h45

Os municípios respondem pelos danos causados em acidentes provocados pela má conservação de suas ruas. Com esse entendimento, a 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais condenou o município de Santa Rita do Sapucaí a pagar indenização de R$ 5,2 mil por danos morais e R$ 360 por danos materiais a um cidadão que caiu com a bicicleta num buraco.

A vítima do acidente, Clemildo Venâncio da Silva, quebrou o braço esquerdo e fraturou a mandíbula e o côndilo (articulação sobre o maxilar). Ele entrou com pedido de indenização sustentando que não existia qualquer sinalização indicando o defeito na pista.

O município de Santa Rita do Sapucaí afirmou que a culpa do acidente foi do autor da ação, porque guiava a bicicleta em alta velocidade. Além disso, ele não estaria utilizando os equipamentos que poderiam garantir a sua segurança.

O Tribunal de Justiça mineiro entendeu que ficou comprovada a culpa do município por não ter sinalizado adequadamente a via pública. Para o relator do processo, desembargador Caetano Levi Lopes, a conduta do município foi omissa, o que o obriga a arcar com a indenização por danos morais e materiais.

Processo 1.0596-02-002107-4/001

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!