Porta aberta

Sindicato não pode coagir trabalhador durante greve

Autor

20 de novembro de 2005, 12h44

Um sindicato pode fazer manifestações, mas não pode impedir os funcionários que queiram trabalhar de entrar na empresa durante a greve. O entendimento é da 6º Vara Civil do foro Central do Tribunal de Justiça de São Paulo que aceitou Medida Cautelar pedida pela empresa de iluminação Ilumatic.

O juiz da Justiça comum entendeu que o exercício do direito de greve e de manifestação do pensamento não pode suprimir o direito de locomoção e de cumprir seus deveres.

Com a decisão, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Mogi das Cruzes e Região não vai poder obstruir a entrada nos portões principais dos trabalhadores que não quiserem aderir à greve. Caso se constate o impedimento de acesso dos funcionários, diretores, gerentes, clientes, fornecedores e outros o Sindicato deverá pagar multa de R$10 mil.

Segundo o juiz, não está sendo impedida a manifestação do Sindicato, mas o protesto deve ser feito dentro dos limites da ordem pública e sem causar danos morais ou patrimoniais a outros.

O advogado Edjaime de Oliveira do escritório Edjaime de Oliveira e Advogados Associados é responsável pela defesa da empresa.

000.05.123366-5

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!