Cargo à prova

Questão de Justiça discute proposta de impeachment de Lula

Autor

20 de novembro de 2005, 14h51

Proposta de impeachment do presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva é o objeto de debate do programa Questão de Justiça do canal Alltv, de televisão na internet, nesta segunda-feira (21/11). Para debater o tema o programa recebe o conselheiro da seccional paulista da OAB Orlando Maluf Haddad. Ele integra a comissão criada pelo Conselho Federal da Ordem para avaliar a proposta de impeachment de Lula.

Na quarta-feira (16/11), os integrantes da comissão estiveram reunidos com o presidente da CPI dos Bingos, senador Efraim de Moraes (PFL-PB), o relator, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) e com o presidente do Conselho de Ética da Câmara, deputado Ricardo Izar (PTB-SP).

No primeiro encontro, segundo Orlando Maluf Haddad, os membros da comissão receberam passe livre para o exame de documentos e acompanhamentos dos depoimentos. “Mas, neste momento, nessas duas instâncias, ainda não existem provas suficientes para acatar o pedido de impeachment”, afirma Haddad. A proposta de impeachment de Lula foi apresentada no último dia 7 durante sessão do órgão por meio da conselheira federal por Mato Grosso do Sul, Elenice Carille.

O Conselho Federal da OAB decidiu criar um grupo que vai acompanhar os trabalhos das CPIs que investigam denúncias de corrupção, e da Frente Parlamentar dos Advogados na Câmara dos Deputados. Além disso, a OAB decidiu fazer uma consulta às instituições da sociedade civil organizada. Assim, o Conselho Federal deve convidar as entidades para audiências públicas, com o objetivo de discutir a crise e traçar os rumos para as futuras decisões que a Ordem deve tomar.

O programa Questão de Justiça vai ao ar de segundas e sextas-feiras pela Alltv, ao vivo (www.alltv.com.br). É reprisado pela TV Comuntária de quinta para sexta-feira a partir de 12h30.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!