Guerra religiosa

Justiça proíbe livro de Edir Macedo sobre cultos afros

Autor

9 de novembro de 2005, 18h06

A igreja Universal do Reino de Deus terá de suspender a venda e recolher das livrarias o livro , Caboclos e Guias: Deuses ou Demônios?, escrito pelo bispo Edir Macedo. A decisão é da juíza federal da 4ª Vara da Bahia, Nair Pimenta Bueno. A decisão, em liminar, vale para todo o território nacional. Os exemplares deverão ser recolhidos em 30 dias, sob pena de multa diária de R$ 100 mil. Cabe recurso.

A Ação Civil Pública foi ajuizada pelo Ministério Público Federal e assinada pelos procuradores Sidney Madruga e Cláudio Gusmão. Os procuradores alegam que, a obra é preconceituosa e discriminatória e “dedica quase que a totalidade de suas páginas a promover ofensas às religiões afro-brasileiras”.

O MPF sustentou que trechos da publicação tratam as religiões de origem africana como “seitas demoníacas”, “modo pelo qual o demônio age na Terra” ou “canais de atuação dos demônios”. Os procuradores também afirmaram que o bispo responsabiliza a Umbanda, o Candomblé e a Quimbanda “pela destruição do ser humano” e pelo uso de entorpecentes.

O livro é vendido nas igrejas, livrarias evangélicas e pelo sistema de entrega em domicílio. Em 2000, já haviam sido vendidos mais de 2 milhões de exemplares.

A advogada Adriana Guimarães Guerra, disse que a Igreja vai recorrer com o argumento de que a liminar fere a liberdade de expressão.

Processo 2005.33.00.022891-3

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!