Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Vontade da mulher

Face feminina do Direito é tema de livro de desembargador em SC

Por 

As mulheres são mais reflexivas e os homens são mais pragmáticos. As mulheres também são mais compromissadas com os problemas sociais e possuem um feeling maior para enxergar a má índole de um criminoso. As mulheres se concentram mais e produzem mais que os homens.

Essas são umas considerações do desembargador Volnei Ivo Carlin, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, baseadas em seus sete anos de pesquisa que deram origem ao livro A Face Feminina do Direito e da Justiça. A obra será lançada no dia 17 de novembro, às 19h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, em Florianópolis.

A obra é prefaciada pela ministra Eliana Calmon, do Superior Tribunal de Justiça, que antes do lançamento fará uma palestra sobre o tema “A mulher do século XXI”.

A idéia do livro surgiu durante curso na Escola Nacional da Magistratura na França, lugar onde o tema em análise tem sido debatido. O ponto fundamental do estudo se refere à visão da mulher sobre o Direito e a Justiça e à vontade judicial da mulher, em três ordens de fatores: legais, sociais e psicológicos.

O livro começa com a discussão e a reflexão sobre a inserção da mulher no mercado de trabalho e os reflexos disso na vida do homem. Depois a obra apresenta a mulher como operadora do Direito e, por fim, propõe a transformação de mentalidade e atitude de homens e mulheres.

Dentre centenas de artigos e outros livros de autoria do desembargador — que é também professor, doutor em Direito e juiz há 30 anos — destacam-se Bioética e Novos Direitos, Deontologia Jurídica: Ética e Justiça e Direito Administrativo — Doutrina, Jurisprudência e Direito Comparado, estes dois últimos já na 3ª edição.

Volnei Ivo Carlin fez doutorado, com menção “très honorable”, na Université des Sciences Sociales de Toulouse I, França, em 1983, e concluiu pós-doutorado, em 1995, em Paris, no Institut Des Hautes Etudes Sur la Justice. Antes, graduou-se em Direito e fez mestrado na Universidade Federal de Santa Catarina.

 é correspondente da Revista Consultor Jurídico em Brasília.

Revista Consultor Jurídico, 9 de novembro de 2005, 11h31

Comentários de leitores

1 comentário

Gostaria muito de obter mais informaçoes a resp...

shoany (Professor)

Gostaria muito de obter mais informaçoes a respeito desse tema. Achei muito interessante e como curso o 3º ano do curso de Direito, estou pensando em minha monografia e ao ler esse artigo me despertou uma curiosidade a mais sobre o tema em destaque.Talvez referencias bibliograficas alem da que sera lançada pelo desembargador Dr.Volnei Ivo Carlin, que com certeza tao logo eu tenha acesso irei adquiri-la. Desde já agradeço a atençao.

Comentários encerrados em 17/11/2005.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.