Briga por honorários

Advogados têm levado a melhor em ações para receberem honorários

Autor

29 de março de 2005, 10h50

Os advogados do Rio Grande do Sul que atuaram em mais de 2.500 causas em favor do Banco Santander têm levado a melhor na Justiça na briga pelos honorários. A maioria tem conseguido o direito de receber honorários mesmo com a revogação do mandato pelo banco. A informação é do site Espaço Vital.

Tramitam 66 ações semelhantes no foro central de Porto Alegre e no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Uma delas foi vencida pelo advogado José Aldrovando. Ele teve de entrar em juízo para receber os honorários advocatícios relativos a seis processos julgados em que representou o Banco Santander Meridional S/A. O advogado não recebeu a sucumbência a que teria direito, em razão da revogação do mandato por parte do réu.

Mais da metade das ações já foram julgadas pelas 15ª e 16ª Câmaras Cíveis do TJ gaúcho. Os desembargadores entendem que os profissionais têm direito a remuneração pela atuação em favor da instituição bancária.

O Santander tem recorrido ao Superior Tribunal de Justiça. Os ministros Carlos Alberto Menezes Direito, da 3ª Turma, e Aldir Passarinho Júnior e César Asfor Rocha, da 4ª Turma, firmaram posição em não conhecer os recursos especiais em razão das súmulas 5 e 7 do STJ e da súmula nº 291 do Supremo Tribunal Federal.

Já ocorreu o trânsito em julgado da decisão da 3ª Turma do STJ, na ação de arbitramento movida pelo advogado José Plinio Reisdoerfer. Agora, ele aguarda, na 15ª Vara Cível do foro central, a apresentação do laudo pericial. (Processo no 118309351).

Segundo o advogado Anderson Talma Antunes, que atua como advogado dos credores nas 66 ações contra o Santander, “passados quatro anos, começa a surgir uma luz no fundo do túnel”. Talma Antunes conta com o auxílio dos colegas Jari Antonio Espig e José Velocino Pacheco.

Precedentes

Quatro julgados da 15ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça gaúcho já afirmaram que advogado tem direito a cobrar honorários se o contrato de risco é rescindido. Foi nessa linha que o advogado José Aldrovando venceu o banco Santander.

Caso semelhante é do advogado José Gregorio Botozele. Ele atuou em defesa do prefeito de São José do Norte, Inácio Mariano Terra, denunciado pela prática de infração político-administrativa. O município não pegou pelo serviço sob o argumento de “impossibilidade técnica orçamentária e jurídica, pois o Poder Legislativo constitui-se em órgão despatrimonializado”.

O desembargador relator Ângelo Giannakos fixou os honorários em R$ 2.734,63, conforme tabela da OAB. “Correta a ação de cobrança ajuizada contra o Município de São José do Norte, vez que foi este que requereu a contratação de advogado para atuar em plenário, através de sua Câmara Municipal de Vereadores”, entendeu. (Processo nº 70010442424)

O advogado caxiense Narciso Valmorbida Frigotto também levou a melhor. Ele ajuizou ação contra seu cliente José Atanagildo da Luz. O objetivo era receber o pagamento pelos serviços prestados na Justiça Federal, em Porto Alegre. Ele foi contratado para que Atanagildo da Luz tivesse reconhecido o direito ao reajuste do pagamento das prestações habitacionais conforme o plano de equivalência salarial. Não houve contrato escrito entre advogado e cliente.

Atanagildo sustentou não ter ficado comprovado que o advogado atuou com êxito na causa. O desembargador Giannakos considerou que “além dos documentos acostados aos autos comprovarem o sucesso da demanda, mesmo que o resultado fosse prejudicial ao réu, ora apelante, em nada mudaria sua responsabilidade pelo pagamento de honorários. Tal ocorre porque a obrigação do advogado é uma obrigação de meio e não de resultado, sendo, portanto, devidos honorários sempre, independentemente da decisão ser ou não favorável ao réu”.

O advogado receberá 10% sobre o valor da causa corrigido. (Processo nº 70010415495)

O advogado Jorge Francisco Guimarães teve reconhecido o direito de receber honorários por ter prestado serviço dativamente na comarca de São Borja. Segundo a decisão da segunda instância, “ao profissional nomeado como defensor dativo pelo magistrado, é irrefutável o direito ao recebimento pelo serviço prestado. Havendo comprovação de tal nomeação, não pode o Estado locupletar-se de remunerar o trabalho despendido, vez que atendeu a defesa e interesses de réus economicamente necessitados”.

A tese do estado, rejeitada pelo desembargador, sustentava que “os advogados particulares nomeados como defensores dativos só podem cogitar do direito de receberem do Estado seus honorários no caso de assistência a réus comprovadamente pobres o que não seria o caso dos autos”. (Processo nº 70010205987)

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!