Negligência no banco

Fininvest deve indenizar titular de cheques furtados

Autor

30 de maio de 2005, 20h15

Mesmo diante da conduta do fraudador, que conseguiu um financiamento com um talão de cheques furtado, a instituição financeira tem que zelar pelos seus procedimentos, afirma a desembargadora Íris Helena Medeiros Nogueira. O entendimento é da 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul que acatou pedido de reparação de um casal por danos morais contra a Fininvest.

O casal teve seu talão de cheque roubado dentro de uma agência da Caixa Econômica Federal em abril de 2001. Com alguns desses cheques, os ladrões obtiveram financiamento junto a Fininvest. O banco se responsabilizou pelo roubo e compensou os valores dos cheques emitidos. Como os fraudadores não pagaram a última parcela do financiamento, houve a inclusão do nome do marido no Serviço de Proteção ao Crédito.

O casal entrou com uma ação de indenização por danos morais contra a Fininvest, pedindo também a exclusão do nome do marido no SPC. Afirmaram que houve uma conduta negligente da financiadora, o que causou o dano moral.

Por outro lado, a Fininvest se defendeu da acusação de negligência e alegou que foram apresentados os documentos exigidos para a concessão do financiamento, e afirmou que cabia ao casal informar aos órgãos restritivos de crédito o roubo de seu talão. Além disso, a Fininvest alega que pela ação ter sido iniciada vários meses depois do ocorrido, demonstraria que o casal não se sentiu prejudicado pela inclusão do nome no SPC.

A primeira sentença não favoreceu o casal e o condenou ao pagamento dos custos do processo em R$ 500. O casal apelou ao Tribunal de Justiça, já que afirmava ser evidente a negligencia da Finivest, que não exigiu a documentação prevista legalmente para conseguir o crédito.

A desembargadora Íris Helena avaliou que a conduta da Caixa Econômica Federal foi obviamente negligente, pois não informou o roubo, mas isso não exclui a responsabilidade da Fininvest. Segundo ela, faltam provas de que tenha ocorrido a apresentação de documentos por parte do fraudador “Nesse sentido, é indevida a inscrição do nome do autor no banco de dados do SPC.”.

A desembargadora também entendeu que houve constrangimento por parte do casal, já que é a única inscrição dele no SPC. Em relação ao dano moral, Íris se referiu à doutrina e à jurisprudência que colocam como impossível comprovar danos dessa natureza, e por isso , se comprova simplesmente pela existência da conduta indevida. O valor estipulado para indenização é de R$ 6 mil.

Proc. 70010654515

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!