Notícias
23 maio 2005
Serviço completo
Cabe à União pagar honorários periciais da Justiça gratuita
Os honorários periciais de beneficiário da Justiça gratuita devem ser pagos pela União. Uma vez que a Justiça do Trabalho é órgão do Poder Judiciário Federal, cabe a ele o interesse em solucionar o pedido formulado pela parte. O entendimento é da 11ª Câmara do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. As informações são do TRT-15.
De acordo com o juiz convocado Edison dos Santos Pelegrini, de um lado a Justiça trabalhista não conta com funcionários para realizar perícias, que são feitas por peritos designados pelo juiz do Trabalho. Por outro, a Consolidação das Leis Trabalhistas estabelece que os honorários cabem à parte que perder no objeto da perícia, a menos que ela seja beneficiária da Justiça gratuita.
Assim, e diante da falta de regulamentação sobre a questão, Pelegrini estabeleceu que é a União Federal, e não o empregado, que deve assumir o débito. Para ele, cabe ao Estado prestar assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência de recursos.
Processo 0732-2001-063-15-00-0 RO
Revista Consultor Jurídico, 23 de maio de 2005
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 28/07/2004 Município tem de pagar honorários de perito em ação trabalhista
- 13/07/2004 TST anula exigência de pagamento antecipado de perícia
- 31/12/2003 PGR contesta ordem do TJ-RS para que MP pague por perícias
- 28/04/2003 Justiça garante compensação para pagamento em São Paulo
- 16/10/2002 CJF tabela honorários de assistência na Justiça Federal
- 03/09/2002 Assistência abrange honorários da perícia, decide TST.
- 29/08/2002 FHC sanciona lei sobre cobrança de custas em ações
- 02/07/2002 Projeto prevê que Estado pague o trabalho dos peritos
Comentários
Comentários de leitores: 0 comentários
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 31/05/2005.