Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Banco dos réus

Livro conta os bastidores de processos contra juízes

O jornalista Frederico Vasconcelos está lançando o livro Juízes no Banco dos Réus. Na obra, o autor descreve os bastidores dos processos dos juízes Nicolau dos Santos Neto, condenado por desviar dinheiro na construção do prédio do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo, e João Carlos da Rocha Mattos, condenado na Operação Anaconda por formação de quadrilha.

Com prosa elegante em clima de suspense, Vasconcelos apresenta documentos e gravações dos crimes cometidos pelos juízes e traça parâmetros dos pontos comuns da história dos dois magistrados. Além disso, o jornalista faz uma análise de como os fatos foram noticiados pela imprensa.

O jornalista é repórter especial do jornal Folha de S. Paulo e autor do livro Fraude (Scritta, 1994). Foi ele quem publicou, há seis anos, uma primeira reportagem sobre o patrimônio de dois desembargadores federais de São Paulo. A reportagem resultou em processos movidos pelo Ministério Público e inaugurou uma série de outras reportagens sobre o tema.

Noticiados no calor da hora, os fatos, foram vistos como incidentes isolados. Juízes no banco dos Réus mostra que todos guardam muitos pontos em comum, para além de se terem dado no ambiente da Justiça Federal em São Paulo. Frederico Vasconcelos resgata detalhes diversos, que provavelmente passaram despercebidos aos leitores de jornais e revistas.

Juízes no Banco dos Réus tem 368 páginas e custa R$ 44. O livro pode ser adquirido nas principais livrarias ou pelo televendas 0800-140090.

Revista Consultor Jurídico, 19 de maio de 2005, 18h26

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 27/05/2005.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.