Ficou para depois

Supremo adia julgamento de HC de Law Kin Chong

Autor

17 de maio de 2005, 22h08

Um pedido de vista do ministro Cezar Peluso, do Supremo Tribunal Federal adiou o julgamento definitivo do pedido de Habeas Corpus do empresário chinês Law Kin Chong. Preso preventivamente desde junho de 2004, Law é acusado de corrupção ativa e de tentar impedir o funcionamento de Comissão Parlamentar de Inquérito. O HC foi impetrado contra acórdão do Superior Tribunal de Justiça que negou liberdade ao réu.

Na sessão da Primeira Turma, nesta terça-feira (17/5), o ministro Eros Grau, que havia pedido vista anteriormente, votou pelo indeferimento do HC por entender que a prisão preventiva é necessária para garantir a ordem pública. As informações são do STF.

“Embora reconheça superado o fundamento da prisão preventiva com base na conveniência da instrução criminal, porquanto em fase de conclusão, mantenho na íntegra minha posição (por ocasião do voto liminar) sobre a necessidade da segregação cautelar em prol da garantia da ordem pública”, disse o ministro.

Grau acompanhou a divergência iniciada pelo ministro Carlos Ayres Britto ao destacar, também, que a demora no processo foi provocada, exclusivamente, por culpa da defesa, conforme fundamentação feita em diligências requisitadas pela Justiça Federal de São Paulo.

No final de abril, o ministro Marco Aurélio, relator, votou pelo deferimento do HC para o relaxamento da prisão do chinês, destacando a ausência de fundamentação válida no decreto de prisão preventiva e excesso de prazo na cautelar. Chong está preso desde junho de 2004.

HC 85.298

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!