Tudo a declarar

Fernando Morais decide pagar multa e falar sobre livro

Autor

12 de maio de 2005, 18h43

O escritor Fernando Morais decidiu pagar multa e dar declarações à imprensa sobre o confisco de seu livro “Na Toca dos Leões”. A obra vem sendo recolhida por determinação da Justiça de Goiás.

Em entrevista à revista Consultor Jurídico, de Tarbes, no interior de França, Morais afirmou: “Decidi mesmo pagar essa multa de R$ 5 mil e dar entrevistas, porque foi a forma que encontrei de marcar posição, publicamente, e protestar contra a arbitrariedade do juiz”.

Morais informou que volta ao Brasil em um mês, quando pretende continuar falando do livro, apesar da proibição. “Chego de volta ao país nuns 30 dias”.

No início de maio, a Justiça de Goiânia determinou a busca e apreensão do livro por ofensa ao deputado Ronaldo Caiado. Na obra, Morais reproduz declaração de Gabriel Zellmeister segundo o qual, se eleito presidente da República em 1989, Caiado saberia como esterilizar as mulheres nordestinas.

Os argumentos de Caiado, em ação de busca e apreensão, foram acatadas pelo juiz Josué Sardinha Moraes, da 7ª Vara Cível de Goiânia. O escritor foi condenado a pagar R$ 5 mil de multa cada vez que falar do assunto.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!