Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Tudo a declarar

Fernando Morais decide pagar multa e falar sobre livro

Por 

O escritor Fernando Morais decidiu pagar multa e dar declarações à imprensa sobre o confisco de seu livro “Na Toca dos Leões”. A obra vem sendo recolhida por determinação da Justiça de Goiás.

Em entrevista à revista Consultor Jurídico, de Tarbes, no interior de França, Morais afirmou: "Decidi mesmo pagar essa multa de R$ 5 mil e dar entrevistas, porque foi a forma que encontrei de marcar posição, publicamente, e protestar contra a arbitrariedade do juiz".

Morais informou que volta ao Brasil em um mês, quando pretende continuar falando do livro, apesar da proibição. "Chego de volta ao país nuns 30 dias".

No início de maio, a Justiça de Goiânia determinou a busca e apreensão do livro por ofensa ao deputado Ronaldo Caiado. Na obra, Morais reproduz declaração de Gabriel Zellmeister segundo o qual, se eleito presidente da República em 1989, Caiado saberia como esterilizar as mulheres nordestinas.

Os argumentos de Caiado, em ação de busca e apreensão, foram acatadas pelo juiz Josué Sardinha Moraes, da 7ª Vara Cível de Goiânia. O escritor foi condenado a pagar R$ 5 mil de multa cada vez que falar do assunto.

 é repórter especial da revista Consultor Jurídico

Revista Consultor Jurídico, 12 de maio de 2005, 18h43

Comentários de leitores

1 comentário

Afora a gravidade da decisão, que creio não dev...

Comentarista (Outros)

Afora a gravidade da decisão, que creio não deva subsistir a um recurso perante o STJ (considerando que o TJ-GO também a valide...), devemos admitir que o juiz de Goiânia conseguiu um grande feito, ou seja: assim que a decisão de Sua Excelência for reformada e o livro novamente voltar às bancas e livrarias, o mesmo já será um sucesso absoluto de vendas e provavelmente terá várias edições e reedições, fruto da enorme divulgação - gratuita - devido à tão "sábia" e "brilhante" decisão judicial. E o escritor Fernando Morais, por um gesto de gratidão, poderia enviar um exemplar do livro ao sapiente juiz e outro ao deputado Ronaldo Caiado, o médico que tenta provar o que não disse.

Comentários encerrados em 20/05/2005.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.