Nota fria

Receita descobre esquema de emissão de recibos falsos

Autor

2 de maio de 2005, 17h25

A Delegacia da Receita Federal em Araraquara, interior de São Paulo, afirmou ter desmontado mais um esquema de emissão de recibos falsos utilizados por contribuintes para inflar a restituição do Imposto de Renda. A fraude foi descoberta em investigação conjunta desencadeada pela Polícia Federal, Ministério Público Federal e Justiça. As informações são da Receita Federal.

Segundo a investigação, entre 2000 e 2003, o dentista Geraldo Metidieri Junior emitiu cerca de R$ 5 milhões em recibos falsos. A Polícia Federal prendeu Patrícia Aparecida Espelho, que foi secretária do dentista entre 1994 a 1998.

A Receita estima que cerca de 500 pessoas tenham utilizado comprovantes frios na declaração do IR. Os documentos eram emitidos em nome de duas pessoas físicas e uma empresa.

De acordo com a investigação, os recibos eram enviados da casa da secretária a pessoas ligadas a pelo menos quatro grandes empresas da região. De lá, os comprovantes falsos iam parar nas mãos de funcionários dessas empresas.

Em depoimento na PF, a secretária denunciou os demais envolvidos na fraude fornecendo nomes, telefones e endereços. Eles também faziam venda direta dos comprovantes, cuja negociação era feita no consultório odontológico. Há suspeita de que outra ex-secretária também tenha participado do esquema.

Os envolvidos na fraude vão responder a processos fiscais e criminais, além de estarem sujeitos ao pagamento de multa que varia de 150% a 225% do valor do imposto sonegado. Se condenados, poderão pegar até cinco anos de prisão.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!