Unip foi a faculdade que mais aprovou no Exame de Ordem

27/09/2007 12:18drnakatani (Advogado Assalariado)Prezados colegas, concordo com a posição da mai...
Prezados colegas, concordo com a posição da maioria avassaladora dos comentários ser no sentido de "rotular" o curso de direito da UNIP como de qualidade duvidosa (mesmo sendo ex-aluno e ex-funcionário daquela Instituição), porém não posso concordar com as alegações de que os bacharéis que lá se formam possuam menor ou maior aptidão para o exercício de nossa profissão. Adoto tal postura em razão, de como dito anteriormente, ser ex-aluno e ex-funcionário (orientador de um escritórios de prática jurídica mantido pela Unip), e em razão desta conhecer inúmeros excelenetes profissionais que lá se formaram, e atualmente têm obtido enorme êxito profissional. Assim, o que gostaria de consignar é que existem grandes e excelentes profissionais tanto nas faculdades mais tradicionais (São Francisco, PUC, MACK), quanto nas instituições menos tradicionais como a Unip. Frise-se que a excelência na prestação dos serviços deve ser medida única e exclusivamente do empenho e dedicação de cada profissional,e não pelo prestígio da Instituição de ensino que este cursou.
25/08/2007 20:41lu (Estudante de Direito)Vamos acabar com esse nazismo às avessas! O im...
Vamos acabar com esse nazismo às avessas! O importante é o que cada futuro operador do direito tem a contribuir para a sociedade. Não importa se é oriundo de faculdade A , B ou C.
10/07/2007 14:42gsantos (Serventuário)Realmente, o título foi bastante infeliz, quali...
Realmente, o título foi bastante infeliz, qualificação que, aliás, acompanha todo o texto. A comparação em números absolutos, como já apontado por outros colegas, é tendenciosa e manipuladora. No contexto da matéria (em que a UNIP é glorificada a cada parágrafo), esse mar de números torna-se ainda mais estúrdio, senão produto de má intenção deliberada. Quanto à qualidade dos cursos de Direito, nem mesmo o artigo consegue ocultar - por motivos sociais ou não, as principais faculdades de Direito de SP continuam sendo a USP, PUC e Mack, por sinal as que obtiveram recomendação da OAB no Estado (além da São Judas). Não dá pra criar fábrica de advogados (como se fossem bonequinhos que se produz em massa) e pretender ser excelência no ensino de Ciências Jurídicas! George Rumiatto Santos 2º NI - Largo São Francisco
13/05/2006 13:07lia (Estudante de Direito)Lilian Franco(estudante de direito)13/05/06 Pe...
Lilian Franco(estudante de direito)13/05/06 Percebo que, valorizam o nome da faculdade do que propriamente a profissão,estamos precisando de advogados que estudem para não darem vexames, e isso se dá através de dedicação e não por mackenzistas e outros.
8/02/2006 04:21Érica Alessandra de Almeida (Estagiário - Consumidor)A minha palavra aos nossos colegas bacharéis em...
A minha palavra aos nossos colegas bacharéis em Direito é de ter fé e confiança em nossa capacidade. na capacidade do advogado para lutar cada vez mais e sempre de forma magnífica em defesa da sociedade estando presente e deixando suas marcas junto a história nacional. Somos intérpretes de anseios sociais e a nossa missão é operar o Direito em defesa dos postulados da cidadãnia. Segundo Ulpiano "O Direito é a arte do bom e do justo". Não deve ser coisa afastada da realidade, mas sim buscar o aperfeiçoamento de valores que elevem as metas humanas na vida social. O que nos restará se não encontrarmos bacharéis que orientam através da conduta e por meio da equidade. Não somos apenas aplicadores da lei, mas devemos transformar o próprio sistema jurídico frente aos novos desafios. Para que tudo isso ocorra é necessário a base ética, que o curso de Direito deve oferecer, mas esta formação deve se iniciar em nossos berços, no âmbito familiar. Enfim, jamais devemos julgar nossos colegas pela faculdade que cursaram, mas sim pela honra que têmpor serem bacharéis em Direito, pois as faculdades são feitas de tijolos e podem ser destruidas, mas a honra é imortal.
29/01/2006 00:22Carlos (Advogado Autônomo)Ao ler a "reportagem" do Ilustre Jornalista que...
Ao ler a "reportagem" do Ilustre Jornalista que ao final teve a coragem de assinar o que havia escrito fiquei pensando comigo mesmo: meu DEUS, o que dizer ????? Pelo que percebi, o grande Jornalista faz refência tão somente aos aspectos quantitativos da UNIP, pois em relação aos qualitativos, pelo que percebi pouco ou nada foi escrito. Com relação ao valor de um "diploma" obtido por um "bacharel em direito" formado pela CONCEITUADA NIVERSIDADE PAULISTA, que a cada 3 min. faz uma propaganda em televisão e rádio (aliás: só perde para as propagandas das Casas Bahia)nada comento, pois os fatos dizem por si mesmos. É TRISTE LER O QUE LI HÁ POUCO. É LAMENTÁVEL!!!!!! Irmãos da Pucc,Mackenzistas, Franciscanos e demais alunos de Faculdades de ponta: SABEMOS QUE SOMOS DIFERENTES, MAS QUEM RECONHECE A NOSSA QUALIDADE É A PRÓPRIA HISTÓRIA QUE SE FUNDA NA TRADIÇÃO. um abraço!!!!!!!!!
3/11/2005 13:38Mirela (Bacharel)Quanto aos comentários de Rafaeli Dorneles - 5º...
Quanto aos comentários de Rafaeli Dorneles - 5º ano UNIP – Campinas, qual seja: “Garanto que os 496 alunos da UNIP vão dar MUITOS mais valor ao seu curso e consequentemente serão profissionais mais aguerridos que alunos que saíram da USP, PUC e MACKENZIE provenientes dos 5% dos ricos desse país que já possuem seu escritório pronto ou seu lugar ao sol.” Que INFELICIDADE (para não dizer coisa pior)! Refaeli, não vou entrar no mérito se os alunos da UNIP vão dar muitos [sic!] mais valor ao seu curso, pois acredito que o valor ao curso deve realmente existir sim, mas não sem antes existir a valorização da nossa língua portuguesa também. Você não concorda? Acabei de ser aprovada no Exame 127, assim como a grande maioria dos meus ilustres colegas Mackenzistas. Desejo a você Rafaeli sucesso no seu exame já que está próximo (pois aqui consta que você está no 5º ano da UNIP), e na 2ª fase, torço para que nenhum obstáculo cruze (com Z, por favor!) o seu destino. Ao colega Leandro Silveste, compartilho minhas lamentações...pensando ainda que logo mais, as faculdades de direito além de ensinar as tão famosas expressões em latim, terão também que ensinar o básico da nossa língua portuguesa...
22/06/2005 15:30Tchê (Serventuário)E é inacreditável que pessoas, principalmente d...
E é inacreditável que pessoas, principalmente do meio jurídico, que se acham superioras porque pertence a um determinado grupo ou classe social, mas esse caro colega de profissão o sr. "Dr." Ricardo Remo esqueceu que nosso amado país tem um desquilíbrio social muito grande que a maioria dos brasileiros vive com um salário mínimo, que o ensino e a cultura fica na mão de poucos.Pelo outro lado existe também brasileiros que não crusam os braços, esses vão a luta, trabalham para estudar, dessa forma mudar sua vida e dar condições para seus filhos. Se não fosse as instituições particulares oferecer a democratização do ensino muitos brasileiros estaríam parados no tempo porque não teríam condições de estudar em outra cidade, tempo integral de aula ou entrar numa universiade pública porque cursou um colégio público. Acredito que esses alunos que passaram na OAB provinientes de instituições privadas são tão bons ou até melhores que alunos de escolas públicas ou de instituições privadas mais tradicionais, do tempo das oligarquias. Garanto que os 496 alunos da UNIP vão dar muitos mais valor ao seu curso e consequentemente serão profissionais mais aguerridos que alunos que saíram da USP,PUC e MACKENZIE provenientes dos 5% dos ricos desse país que já possuem seu escritório pronto ou seu lugar ao sol. Rafaeli Dorneles 5º ano UNIP - Campinas
21/06/2005 17:30Remo (Serventuário)É inacreditável como pessoas sem o menor prepar...
É inacreditável como pessoas sem o menor preparo conseguem intitular-se advogados, consultores, jornalistas. Nosso amigo Maurício parece ser uma delas, afinal, um ser humano que ocupa o cargo de diretor executivo de uma revista jurídica não pode escrever uma baboseira sem tamanho como essa. Acredito que os dois últimos comentários dos leitores são suficientes para demonstrar como todos os dados desta reportagem enojadora são manipulados exclusivamente com o intuito de insinuar que a UNIP é a faculdade de direito que mais aprova e que mais cresce na atualidade, enquanto USP, PUC E MACKENZIE pararam no tempo. Em resposta a carta enviada por um amigo meu (Paulo Roberto) este diretor executivo insinuou que em nenhum momento afirmou que a UNIP tem mais qualidade do que a USP e que a interpretação fica a critério do leitor. Ora, como interpretar esta reportagem então? A começar pelo título: "UNIP foi a faculdade que mais aprovou no Exame de Ordem". Esse título é livre de possíveis más interpretações? (como a interpretação de que a UNIP é a faculdade que mais aprova alunos no exame em números relativos?).Acredito que não. No entanto, lendo a reportagem até o fim, a situação vai de mal a pior. Frases como: "A campeã de aprovações em São Paulo é a Faculdade de Direito da Unip". Ou para piorar a situação de nosso ilustre Diretor executivo: "Os antigos templos acadêmicos do saber jurídico estão sendo atropelados pela indústria do ensino com seus números avassaladores. A escola pública estagnou enquanto a particular se expande velozmente." Gostaria de saber qual a fundamentação que este ilustre ser conseguiu criar para escrever frase tão inacreditavelmente descabida, para não dizer imbecil. Como ele pode provar a estagnação das faculdades públicas? E qual a expansão da UNIP? O grande número de graduandos por turma da UNIP não significam absolutamente nada quando comparados com a qualidade dos graduandos de faculdades públicas como a USP. O aluno da USP, no mínimo, fez uma prova considerada difícil para entrar na faculdade de Direito. O que o aluno da UNIP fez para entrar na sua faculdade? Qual foi o teste que ele fez para ser considerado apto a cursar uma faculdade de Direito? A grande maioria dos alunos da faculdade de direito da UNIP não teriam condições de cursar faculdade alguma, pelo simples fato de não possuírem formação escolar adequada. É por esse motivo que a grande maioria dos alunos que cursam "faculdades" de direito como a UNIP não conseguem passar no EXAME de ordem, pois é essa a interpretação real dos números: a UNIP aprova/coloca muito menos advogados no mercado do que a USP, quando comparados os números de maneira relativa. E explico ao Maurício: os dados relativos existem justamente para que seja possível fazer comparações, ou seja, para que possam ser feitas comparações entre bases de cálculo diferentes. É sempre arriscado, ou mesmo errado, usar dados absolutos para se fazer comparações. Mas todos nós sabemos que o Sr. sabia muito bem disso, afinal como diretor executivo era OBRIGADO a saber. Sendo assim, não me resta outra conclusão a chegar: sua reportagem tem o intuito de manipular dados e enganar leitores menos atentos, com o objetivo maior de propagandear uma instituição de ensino específica COM FINS LUCRATIVOS. Ricardo Remo Faculdade de Direito do Largo de São Francisco - USP
21/06/2005 15:42Leandro Silvestre (Serventuário)"A Unip, da Capital, ainda está num degrau abai...
"A Unip, da Capital, ainda está num degrau abaixo, com seus 61,72%, mas arranca sua força na avalanche quantitativa que oferece. Em números absolutos, ninguém a supera." Sr. Maurício, eu sinceramente teria vergonha de publicar um matéria como essa... Como diria uma grande amigo meu: "3000 bacharéis foram colocados na praça, sendo que somente 806 foram aprovados, ou seja, 2194 bacharéis não terão o que fazer com seu diploma, visto que não poderão exercer a profissão. Ou ainda, por outro lado: somente 27% dos que concluíram o curso da "indústria de ensino" absorveram matéria suficiente para passar no exame admissional da Ordem dos Advogados do Brasil..." "Ótima tendencia essa em que as tradicionais faculdades de direito empacam nos seus índices de aprovação (todos em torno de 90%) e as faculdades particulares, da industria do saber, com sua massificação de diplomas, disputem "a tapas" as vagas faltantes, deixando os menos aptos (73% dos formados) a mercê do mercado..." Só lamento... Saudações acadêmicas à USP, PUC e MACK e que pelo amor de Deus, continuem focadas na qualidade e não na tal da "avalanche quantitativa". Leandro Silvestre Largo de São Francisco - Direito USP.
20/06/2005 18:32Ética e Justiça (Outros)Alguém conhece o significado da palavra "sofism...
Alguém conhece o significado da palavra "sofisma"? Se não conhece, basta ler o texto publicado no site Consultor Jurídico no dia 19/6. Chega a ser vergonhoso o texto publicado sob o título "Ranking das Escolas", sendo ainda mais vergonhoso o fato de o site Consultor Jurídico ter publicado tal texto e feito o "circo" que o autor queria. Não vou tecer grandes críticas ao texto, pois basta lê-lo para ver a ignorância ou, para tentar ser otimista, a parcialidade do autor. Chega a ser patética a análise do Sr. Maurício Cardoso, que analisa o Exame de Ordem em termos absolutos, contando o número de alunos aprovados por universidades, e não a porcentagem que eles representam. Na lógica deturpada desse cidadão, uma universidade que tem 1000 (mil) alunos e aprova 200, é melhor do que uma que tem 150 e aprova os 150. Essa lógica estúpida apenas nos leva a crer que, ou o autor do texto também fez Unip, ou está sendo muito bem pago para fazer essa "propaganda às avessas". Todos sabem que é justamente por causa de faculdades como a Unip e outras que existe o Exame de Ordem. É por causa dessas faculdades, que apenas visam ao aspecto comercial e abrem milhares de vagas para aspirantes a estudantes de direito, que o Exame da OAB se faz necessário. Não duvido da capacidade dos alunos da Unip ou de qualquer outra faculdade do gênero, mas daí a querer comparar tais escolas à PUC e USP com base em dados totalmente deturpados, é demais. Sr. Maurício, "patético" é o mínimo que tenho a lhe dizer.
20/06/2005 17:29Jader Borges (Serventuário)Gostaria de parabenlizar os acadêmicos da Unive...
Gostaria de parabenlizar os acadêmicos da Universidade Paulista, e manifestar o meu apreço por esta instituição, que a cada dia vem demonstrando que é possível constituir uma instituição de ensino superior com bons professores e uma boa estrutura de ensino. A UNIP é a maior instituição de ensino superior do País, e quem ganha com isso é somente os formando que engrandecem o mercado de trabalho. Jader Roberto Borges Estudante Presidente do Centro Acadêmico XXVII de Novembro - UNIP/Vergueiro Presidente da Juventude Municipal do PP
20/06/2005 16:00Luís Fernando (Advogado Associado a Escritório)Deixo minhas congratulações aos futuros colegas...
Deixo minhas congratulações aos futuros colegas unipianos, recém aprovados, bem como ao corpo docente e coordenação pelo trabalho que está sendo desenvolvido. Aos, ainda, estudantes auguro sorte e sucesso para mantermos essa liderança! Luís Fernando Diegues Cardieri Advogado Ex-Vice-Presidente do C.A. XXVII de Novembro - UNIP/Vergueiro
20/06/2005 15:35Beto (Serventuário)Na matéria de maio passado, tomando-se a primei...
Na matéria de maio passado, tomando-se a primeira fase, o resultado é o pior da história. Agora, tomando-se apenas a segunda fase, destaca-se o número de aprovados da Unip, e não a relação candidato-aprovado, que me parece mais justa. No entanto, me parece também, salvo engano, que há divergência nestes mesmos números. Em maio, colocavam-se 20.268 inscritos; neste junho, colocam-se 26.912. Qual o número correto? Até porque, em sendo o segundo, a relação aluno-aprovado acaba sendo ainda pior.

Comentários encerrados em 27/06/2005

A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.