Operação produtividade

Corregedoria de Justiça do Rio faz inspeções em comarcas

Autor

20 de julho de 2005, 20h46

A Corregedoria-Geral de Justiça do Rio de Janeiro intensificou as inspeções em comarcas do interior do estado. Só em Campos dos Goytacases, no norte fluminense, foram retirados dois caminhões de processos que estavam parados há mais de 60 dias. “Mandamos tudo para o arquivo, o que diminui consideravelmente o passivo da Varas Cíveis, de Família e dos Juizados Especiais” conta o juiz Flávio Citro. Ao todo, foram arquivados 179.311 processos, distribuídos em 12 mil caixas.

A operação produtividade abrange além do arquivamento de processos parados, a compra de computadores e remanejamento de pessoal. Para ajudar nas visitas de apoio e fiscalização das Varas do interior, o TJ do Rio comprou um novo ônibus no valor de R$ 208 mil. As investidas são realizadas sempre que é detectado algum problema estrutural. Elas são feitas por juízes auxiliares da Corregedoria, técnicos em informática e servidores especialistas das diversas áreas.

Após a realização de cada operação, que ocorre tanto nas serventias judiciais como nas extrajudiciais (cartórios de títulos e ofícios de notas), o juiz responsável pela vistoria encaminha um relatório à presidência do Tribunal e ao Núcleo Regional da Corregedoria correspondente, detalhando os dados de cada Vara e Juizado e levantando sugestões. Desde janeiro, a Corregedoria já realizou visitas de apoio e fiscalização nas comarcas de Niterói, Petrópolis, Campos dos Goytacases e Volta Redonda.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!