Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Longe das grades

Delegado José Augusto Bellini, da Anaconda, é solto

O delegado José Augusto Bellini ganha liberdade nesta terça-feira (19/7). A Procuradoria Regional da República em São Paulo se manifestou favorável à sua soltura, e pela necessidade de um parecer do conselho penitenciário. Bellini foi condenado na esteira da Operação Anaconda, que investigou a participação de um esquema de venda de sentenças judiciais.

No início deste mês, o delegado aposentado Jorge Luiz Bezerra e o agente da Polícia Federal César Herman Rodriguez, também presos e condenados por participar do esquema, tiveram pedido de liberdade condicional aceito pelo Supremo Tribunal Federal. A decisão foi do ministro Joaquim Barbosa, que concedeu liminar em Habeas Corpus a Bezerra e a estendeu a Herman Rodriguez. A liminar favoreceu também o empresário Sérgio Chiamarelli em outro pedido de HC.

Assim, Bellini e o empresário Vagner Rocha também entraram com pedido de extensão de benefício ao Supremo, mas o pedido aguardava parecer da Procuradoria-Geral da República. Todos eles foram condenados pelo Órgão Especial do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, em dezembro de 2004, na denúncia que nasceu das investigações da Operação Anaconda.

Bellini estava detido desde 30 de outubro de 2003, condenado a três anos de prisão. Policial Federal há 39 anos, Bellini chegou a ser secretário de Segurança Pública do Espírito Santo. Em São Paulo, promoveu nos anos 80 e 90 as maiores apreensões de cocaína da PF.

Revista Consultor Jurídico, 19 de julho de 2005, 17h11

Comentários de leitores

2 comentários

Bellini, conta o que voce sabe! Dá o trôco!

Francisco Lobo da Costa Ruiz - advocacia criminal (Advogado Autônomo - Criminal)

Bellini, conta o que voce sabe! Dá o trôco!

Cumpriu quase 2 anos de uma pena de 3. Ué, revo...

Francisco Lobo da Costa Ruiz - advocacia criminal (Advogado Autônomo - Criminal)

Cumpriu quase 2 anos de uma pena de 3. Ué, revogaram o regime aberto para pena até 4 anos, bem como a substituição por restritivas de direito?

Comentários encerrados em 27/07/2005.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.