Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Fim do túnel

Promotor pede volta de nome de túnel que Marta alterou

Por 

A ex-prefeita Marta Suplicy definitivamente não dá sorte com túneis. Depois de ter contestada a construção de túneis na Avenida Rebouças, agora é a vez de ter questionado o nome do Túnel 9 de Julho que ela mudou para Túnel Elias Cutait.

O promotor de Justiça do Meio Ambiente, Ronaldo Porto Macedo Jr., ajuizou nessa sexta-feira (15/7) ação civil pública, na Vara de Fazenda Pública de São Paulo, com pedido de liminar, contra a ex-prefeita de reivindicando o retorno do antigo nome, alterado pelo decreto municipal 41.535, de 20 de dezembro de 2001.

O túnel era historicamente conhecido como Túnel 9 de Julho, e sua inauguração, conforme manchete do finado jornal Correio Paulistano, de 24 de julho de 1938, contou com a presença do presidente Getúlio Vargas.

Em sua ação, o promotor Ronaldo Porto Macedo Jr. aponta a necessidade de o poder público zelar pelo "memória e identidade cultural da cidade", e considera a atitude de Marta Suplicy como "desrespeito ao patrimônio cultural e ambiental”. O promotor sustenta que a modificação do nome do túnel gerou "comoção, indignação e revolta", sobretudo entre os moradores da região, e também junto aos ex-combatentes da Revolução de 1932, cuja data é reverenciada no antigo nome do túnel.

A ação do promotor tem o suporte de centenas de assinaturas coletadas pela Sociedade dos Moradores e Amigos de Cerqueira César, bairro da região central de São Paulo.

 é repórter especial da revista Consultor Jurídico

Revista Consultor Jurídico, 15 de julho de 2005, 18h14

Comentários de leitores

3 comentários

xx

Joaquim (Outros)

xx

Aqui, na Bahia, alteraram o nome do Aeroporto I...

Maria Luisa Gomes Lima (Advogado Autônomo - Criminal)

Aqui, na Bahia, alteraram o nome do Aeroporto Internacional Dois de Julho, para Aeroporto Internacional Luis Eduardo Magalhães. O Dois de Julho é data histórica no senado nacional, símbolo da nossa cultura, mas nunca houve notícia de qualquer medida que repudiasse a agressividade de tamanha violência.

Tem também o apoio deste comentarista. Aliás, ...

Plinio Gustavo Prado Garcia (Advogado Sócio de Escritório - Tributária)

Tem também o apoio deste comentarista. Aliás, é preciso acabar, de vez, com essa mania de trocar nomes tradicionais de logradouros, monumentos, pontes, etc., por outros quaisquer, ainda que estes outros sejam de personalidades mais recentes, que mereçam algum destaque público. Ora, nomes já consagrados por sua localição, como "Ponte Cidade Jardim", deveriam ser mantidos, ainda que possam receber algum complemento. De outra parte, não vejo razão alguma para um túnel receber o nome de "Tribunal de Justiça", mais ainda quando esse Tribunal não se localiza ali junto a ele. Principalmente quando, por ali passar, todo dia, ali ficamos empacados... Empacar não pode ser recomendável a Tribunal algum.

Comentários encerrados em 23/07/2005.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.