Diretas Já

Ajuris promove eleição simulada para Órgão Especial

Autor

14 de julho de 2005, 15h19

A Ajuris — Associação dos Juizes do Rio Grande do Sul fará uma eleição simulada para escolher a metade dos membros do Órgão Especial do Tribunal de Justiça, colegiado que decide as questões administrativas e jurisdicionais do tribunal. O objetivo do pleito é estimular a promoção de eleições diretas para o órgão, prevista pela Emenda Constitucional 45 (reforma do Judiciário).

A eleição simulada será entre o dia 1º e 5 de agosto. Todos juízes e desembargadores ativos terão direito. Dos 125 desembargadores em atividade, 112 são elegíveis. Os 13 restantes, que são os membros mais antigos do tribunal, não participam do pleito por já ter vaga garantida no Órgão Especial. Das 25 vagas do órgão, 12 serão escolhidas por voto na eleição simulada. Até então, a escolha era feita por merecimento.

Segundo o presidente da Ajuris, Carlos Rafael dos Santos Júnior, a eleição servirá como instrumento de efetiva democratização interna e aprimoramento do exercício do poder no Judiciário. A Comissão Eleitoral da entidade, presidida pelo desembargador aposentado

e ex-presidente do tribunal de Justiça Milton dos Santos Martins, já providenciou o desenvolvimento de um programa que permitirá sigilo e segurança no pleito simulado, exclusivamente por meio eletrônico, via acesso à página da Ajuris na internet.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!