Malas de dinheiro

Deputado da Universal não pode ser preso, diz delegado

Autor

11 de julho de 2005, 21h50

O delegado da Polícia Federal David Campos afirmou que “não tem elementos suficientes” para prender o deputado e bispo da igreja Universal do Reino de Deus, João Batista Ramos da Silva (PFL-SP). Ele foi detido nesta segunda-feira (11/7) para prestar depoimento sobre sete malas com cerca de R$ 10 milhões, que iria transportar de Brasília para Goiânia.

Foram ouvidas as seis pessoas que acompanhavam o deputado: o piloto e o co-piloto, dois pastores e suas mulheres. Agora, João Batista será ouvido. As informações são da Agência Brasil.

David Campos afirmou que as conclusões do depoimento serão enviadas ao Supremo Tribunal Federal, que decidirá a respeito da instalação ou não de um inquérito, já que o deputado possui foro privilegiado. Segundo ele, no entanto, o deputado pode ser investigado por lavagem de dinheiro, evasão de divisas e sonegação fiscal já que “transportar valores não é crime” desde que sejam comprovados a origem e o destino do dinheiro.

De acordo com o delegado, a principal questão é saber porque os cerca de R$ 10 milhões estão tramitando fora do sistema financeiro, já que a igreja possui uma conta bancária. David Campos afirmou ainda que, segundo os depoimentos, essa é a primeira vez “que dinheiro de dízimo é entregue direto a um deputado sem usar o sistema financeiro”.

O deputado afirma que possui uma declaração escrita neste domingo (10/7), que contém a origem e o destino do dinheiro. O avião estaria indo de Brasília para Goiânia e, em seguida, para São Paulo, onde o dinheiro seria depositado. Antes de recolher as doações de Brasília, o avião passou por Belém e Manaus, onde também teria recolhido dinheiro.

Segundo o senador Marcello Crivella (PL-RJ), o dinheiro seria utilizado para o pagamento de despesas da igreja Universal do Reino de Deus. O senador, que é um dos dirigentes da Igreja Universal no Brasil, disse que o dinheiro foi arrecadado em ações de fiéis no último dia 09 de julho, quando a Igreja comemorou seu 28º aniversário.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!