Apoio internacional

Entidade lança campanha em apoio a repórter da ConJur

Autor

8 de julho de 2005, 10h08

A organização IFEX — International Freedom of Expression Exchange, entidade baseada no Canadá que congrega mais de 60 organizações pelo direito da livre expressão, lançou campanha em favor do repórter especial da revista Consultor Jurídico Claudio Júlio Tognolli. O jornalista é acusado, junto com o procurador Luiz Francisco de Souza, de calúnia e difamação pelo senador Jorge Bornhausen por uma notícia publicada na ConJur, em 2003. A denúncia foi aceita no último dia 15 pelo Superior Tribunal de Justiça.

O site da entidade sugere aos leitores que enviem mensagem ao STJ condenando a decisão de acatar a ação e lista os telefones e e-mails do presidente do tribunal, Edson Vidigal, e do procurador-geral da República, Antonio Fernando Barros e Silva de Souza.

A ação foi motivada pela publicação da notícia intitulada “O olho do furacão — MP acusa Bonrhausen de lavar US$ 5 bilhões”. O texto reproduz afirmação de Luiz Francisco, segundo a qual o senador teria lavado o montante em esquema que envolveria traficantes, doleiros e sobras de campanha. A denúncia contra Luiz Francisco foi recebida por unanimidade. Quatro ministros não receberam a denúncia em relação ao jornalista.

A IFEX foi criada em 1992 para combater as violações à liberdade de expressão. Custeada por organizações como a Unesco — Organização das Nações Unidas para a educação, é formada por organizações “cujos membros se negam a ceder à pressão dos que insistem em censurar, brutalizar e acabar com a liberdade de expressão”.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!