Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Mais uma chance

OAB-SP convoca novo Exame de Ordem para 28 de agosto

A seccional São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil realiza no próximo dia 28 de agosto o 127º Exame de Ordem. Edital de Abertura de Inscrições, lançado nesta quinta-feira, determina que inscrições podem ser feitas nas agências do Banespa da capital e de outras 29 cidades do estado entre os dias 18 e 29 de julho. Pela internet, o prazo de inscrições, termina um dia antes, 28 de julho. O endereço na rede é www.concursosfcc.com.br.

Podem se inscrever no Exame todo bacharel com domicílio em São Paulo. A taxa de inscrição de R$ 130.deve ser paga em agências do Banespa. Detalhe: devolução do cheque de pagamento da taxa invalida a inscrição automaticamente.

O exame será feito em duas fases. A primeira fase constará de Prova Objetiva com 100 questões de múltipla escolha, com quatro opções cada, sobre as seguintes matérias: Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Comercial, Direito Penal, Direito do Trabalho, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito Processual Civil, Direito Processual Penal, Direito Processual do Trabalho e também questões sobre o Estatuto da OAB, seu Regulamento Geral e o Código de Ética e Disciplina.

Os candidatos que acertarem 50% das respostas passam para a segunda onde se submetem a uma Prova Prático-Profissional, em duas partes: redação de peça profissional, privativa de advogado; e resposta a quatro questões práticas, sob a forma de situações-problema. A prova prática vale 6 pontos e cada resposta certa 1 ponto. É aprovado o aluno que fizer pelo menos 6 pontos.

Leia a íntegra do Edital

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O 127º EXAME DE ORDEM

A ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, SECÇÃO DE SÃO PAULO, por sua COMISSÃO PERMANENTE DE ESTÁGIO E EXAME DE ORDEM, nos termos do disposto no artigo 4º do Provimento nº 81/96, do Conselho Federal da OAB (D.O.J., de 23.4.96), pelo presente edital, torna público que estarão abertas as inscrições no período de 18 a 29 de julho de 2005 para o 127º EXAME DE ORDEM, que obedecerá as seguintes disposições:

O Exame de Ordem destina-se a considerar habilitado ao exercício da profissão de advogado o Bacharel em Direito.

1. DAS INSCRIÇÕES

1.1 A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

1.2 O pedido de inscrição, dirigido ao Presidente da Comissão Permanente de Estágio e Exame de Ordem, deverá ser feito na Ficha de Inscrição que será fornecida nas agências autorizadas do BANESPA no período de 18/07/2005 a 29/07/2005, da Capital e nas cidades de Americana, Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Bragança Paulista, Campinas, Espírito Santo do Pinhal, Franca, Guarulhos, Itapetininga, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Taubaté e Tupã (Anexo I), a ser preenchida e assinada pelo candidato e entregue de 2ª a 6ª feira, no horário de expediente bancário, ou no Formulário de Inscrição, via internet, de acordo com o item 1.7 deste Capítulo, no período de 18/07/2005 a 28/07/2005.

1.3 São requisitos para inscrição:

1.3.1 Ser bacharel em direito. A comprovação deverá ser feita com a entrega e/ou o envio por Sedex de cópia autenticada da cédula de identidade e da cópia autenticada do diploma de bacharel ou certidão de colação de grau na Sede Regional da OAB SP, na Praça da Sé, nº 385, Centro – São Paulo – SP – CEP 01001-902, até o dia 19 de agosto de 2005, sob pena de ser declarada insubsistente a inscrição, com a conseqüente nulidade de todos os atos praticados, inclusive das avaliações obtidas.

1.3.2 Haver concluído o curso de graduação ou ter domicílio civil no Estado de São Paulo.

1.3.3 Ter recolhido o valor da inscrição no valor equivalente a R$ 130,00, que não será devolvido em hipótese alguma.

1.3.4 No valor da inscrição estão incluídas as despesas bancárias relativas à inscrição.

1.3.5 O pagamento do valor da inscrição poderá ser efetuado em dinheiro ou cheque do próprio candidato. Os pagamentos efetuados em cheque somente serão considerados quitados após a respectiva compensação.

1.3.6 Em caso de devolução do cheque, qualquer que seja o motivo, considerar-se-á automaticamente sem efeito a inscrição.

1.3.7 Não serão aceitos pedidos de isenção de pagamento do valor da inscrição, seja qual for o motivo alegado.

1.4 No caso de inscrição por procuração, nas agências do Banespa, serão exigidas a entrega do respectivo mandato, acompanhado de cópia autenticada do documento de identidade do candidato, e a apresentação da identidade do procurador.

Revista Consultor Jurídico, 7 de julho de 2005, 16h35

Comentários de leitores

1 comentário

Só resta dizer aos candidatos: Boa Sorte, tent...

Pinotti (Consultor)

Só resta dizer aos candidatos: Boa Sorte, tentar manter o máximo de tranqüilidade e concentração, o resultado todos já sabem... porém é preciso acreditar!!!

Comentários encerrados em 15/07/2005.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.