S.O.S. Amazônia

Câmara aprova projeto de gestão de florestas públicas

Autor

7 de julho de 2005, 19h29

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (6/7) o Projeto de Lei 4776/05, do Executivo, que regulamenta a gestão de florestas públicas para produção sustentável. O projeto, que busca combater o desmatamento na Amazônia, cria o SFB — Serviço Florestal Brasileiro e o FNDF — Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal que vai promover a inovação tecnológica no setor. A matéria segue agora para o Senado. As informações são da Agência Câmara

Por meio de licitação, os interessados em administrar os recursos florestais poderão receber o direito de uso, mas não a posse da terra. Ganharão o direito de uso quem oferecer o melhor preço e apresentar o programa de menor impacto ambiental e de maior benefício socioeconômico.

A proposta prevê, ainda, que não serão destinadas à concessão as áreas onde já existam comunidades tradicionais, assentamentos florestais, projetos de desenvolvimento sustentável ou unidades de conservação.

Um dos pontos mais polêmicos da proposta foi resolvido com a aprovação de emenda para proteger os pequenos empreendedores que dependem economicamente das florestas.

A emenda garante o direito de continuidade, por cinco anos, das atividades econômicas que já são desenvolvidas em terras de até 2,5 mil hectares. A ressalva não vale para atividades ilegais, e só é aplicável para pessoas que já ocupavam as áreas.

De acordo com o relator do projeto na comissão especial que discutiu a matéria, deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), a proposta reconhece pela primeira vez o potencial econômico da Amazônia. “Pela primeira vez, teremos uma legislação específica voltada para a concessão da exploração de recursos florestais por meio de práticas de manejo sustentável”, ressalta o parlamentar.

O controle das concessões será feito pelo Serviço Florestal Brasileiro, órgão que terá atividades complementares às do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Além disso, o projeto cria o Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal, para fomento do setor.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!