Jogos vigiados

Abin vai transferir sede para o Rio três meses antes do Pan 2007

Autor

28 de janeiro de 2005, 20h41

A Abin — Agência Brasileira de Inteligência vai transferir temporariamente sua sede de Brasília para o Rio de Janeiro três meses antes do início dos Jogos Pan-americanos de 2007. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (28/1) pelo diretor-geral da Agência, Mauro Marcelo de Lima e Silva, na primeira reunião entre o Centro de Inteligência dos Jogos e os integrantes do comitê responsável pela organização do evento.

“Meu lema é antecipar para não ser surpreendido. Este trabalho que está sendo feito é importantíssimo para o sucesso do evento, por isso vamos trazer a sede de Brasília para o Rio”, afirmou Mauro Marcelo.

O Centro de Inteligência dos Jogos já havia iniciado suas atividades em novembro do ano passado, chefiado pelo coronel Raul Santos Oliveira, em um escritório da Abin no Rio de Janeiro. O trabalho resultou na elaboração do primeiro Plano de Inteligência para o Rio 2007.

Na reunião desta sexta-feira, o plano foi distribuído para os 22 órgãos (federais, estaduais e municipais) que compõem do Centro de Inteligência para ser discutido no próximo encontro, em fevereiro. “Este plano é apenas um ponto de partida e vai evoluir conforme o andamento do trabalho desta equipe. O objetivo é tornar o plano o mais dinâmico possível”, disse o coronel Raul.

O sistema de segurança que será implantado terá como referência o modelo criado pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Sydney 2000, centralizando as ações de segurança em um controle único. A segurança dos Jogos Pan-americanos RIO 2007 será formada pelos Centros de Inteligência, de Operações e de Logística.

A estimativa inicial é que cerca de 15 mil pessoas trabalhem nesta área durante os Jogos. Outras reuniões serão feitas com a participação de representantes da Guarda Municipal, CET, Infraero, Polícias Federal, Militar e Civil, do Ministério da Defesa, Defesa Civil, entre outros.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!