Elas fazem Justiça

Mulheres no comando indicam avanço feminino na Justiça

Autor

17 de janeiro de 2005, 18h09

Pela primeira vez na história da representação de classe da advocacia paulista, mulheres assumiram o comando dos principais órgãos da categoria. A advogada Márcia Regina Machado Melaré está na presidência da OAB de São Paulo, no lugar de Luiz Flávio Borges D´Urso, em férias até o dia 30 de janeiro. O Instituto dos Advogados de São Paulo, Maria Odete Duque Bertasi assume o comando durante as férias do presidente Tales Castelo Branco.

As duas advogadas assumiram em São Paulo no mesmo dia em que, em Brasília, a ministra Ellen Gracie devolveu a presidência do Supremo Tribunal Federal ao ministro Nélson Jobim. Primeira mulher a ocupar uma cadeira de ministro do STF, Ellen Gracie permaneceu na presidência entre 18 de dezembro de 2004 e 16 de janeiro de 2005. Ainda que de forma interina em conseqüência das férias do presidente, foi o mais longo período em que a presidência da mais alta corte de Justiça do Brasil esteve ocupada por uma mulher.

Também em São Paulo, a presença de mulheres no comando das duas entidades de advocacia, mesmo em caráter temporário, é inédita. Márcia Melaré ficará na presidência da OAB-SP, no período de 17 a 30 de Janeiro e Odete Bertasi, na presidência do IASP, no período de 17 de janeiro a 12 de fevereiro. Ambas são do escritório Approbato Machado.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!