Aulas garantidas

STF permite que juiz exerça mais de uma atividade de magistério

Autor

17 de fevereiro de 2005, 19h12

Juízes podem dar aulas em mais de uma instituição de ensino, desde que o magistério não prejudique suas atividades. A decisão é do Pleno do Supremo Tribunal Federal, que confirmou, nesta quinta-feira (17/2), liminar concedida pelo ministro Nelson Jobim em 2004.

A liminar foi deferida na Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta pela Ajufe — Associação dos Juízes Federais do Brasil contra a Resolução 336/03, do Conselho de Justiça Federal. As informações são do site do STF.

A norma dispõe sobre o acúmulo do exercício da magistratura com o magistério na Justiça Federal. A decisão permite ao juiz exercer mais de uma atividade de magistério, desde que seja compatível com suas atividades.

A liminar, referendada por maioria dos votos, suspendeu a eficácia da expressão “único(a)” do art. 1º da resolução. “A fixação ou a imposição de que haja apenas uma única função de magistério, como estabelece a resolução, não atende ao objetivo constitucional”, ponderou o relator da matéria, ministro Gilmar Mendes.

Para o ministro, a Constituição Federal não impõe uma única atividade de magistério, mas sim o exercício desta função compatível com a de magistrado, para impedir que a acumulação prejudique, em razão das horas destinadas ao ensino, o exercício da magistratura. “A questão está no tempo que o magistrado utiliza para o exercício do magistério”, considerou Mendes.

De acordo com a Ajufe, a medida instituída pela resolução tem caráter disciplinar, o que, conforme o artigo 93 da Constituição Federal, deve ser tratado pelo Estatuto da Magistratura, lei complementar de iniciativa do STF.

ADI 3.126

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!