Operação Big Brother

Polícia Federal prende presidente de subseção da OAB de Curitiba

Autor

15 de fevereiro de 2005, 11h18

O advogado Michel Saliba Oliveira, presidente da subseção da OAB de Curitiba (PR), foi preso na manhã desta terça-feira (15/2) pela Polícia Federal. Ele é suspeito de integrar uma quadrilha de advogados e gerentes de bancos, acusada de aplicar golpes milionários contra a Eletrobrás e a Petrobrás. A informação é do site TudoParaná, do Portal Globo.com.

A prisão faz parte da Operação ‘Big Brother’, que ocorre também em Recife (PE). No nordeste, uma pessoa foi presa. A operação foi desencadeada em 2003 e leva o nome ‘Big Brother’ por causa da sigla BB, de Banco do Brasil, instituição financeira utilizada para aplicar o golpe.

Há 14 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão preventiva expedidos pelo juiz da 2ª Vara Criminal de Curitiba contra advogados e gerentes de bancos. Um outro advogado foi preso na capital, mas o nome ainda não foi divulgado.

Segundo a superintendência da PF, os advogados conseguiam levantar precatórios que, através de suborno a gerentes de bancos, eram executados — um deles no valor de R$ 580 milhões. A operação conta com 15 equipes, em um total de 93 policiais. Também foram apreendidas nesta manhã CPUs, documentos, disquetes e dinheiro.

No início da tarde desta terça-feira será feita uma entrevista coletiva na superintendência da PF, na capital, na qual a operação será detalhada.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!