Dever do advogado

Peças de agravo não podem ser autenticadas pela parte, decide TST.

Autor

14 de fevereiro de 2005, 12h45

As peças do Agravo de Instrumento devem ser autenticadas pelo advogado e não pela parte representada. A decisão é da Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho. O relator, juiz convocado Ricardo Machado, rejeitou recurso apresentado pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), no qual ela mesma declarou como autênticas as peças que instruem o processo.

A legislação que alterou a norma contida no Código de Processo Civil, sobre a declaração de autenticidade das cópias que compõem o recurso de Agravo de Instrumento (Lei nº 10.352/2001), autorizou exclusivamente o advogado da parte a praticar o ato.

Ao verificar que a declaração de autenticidade havia sido firmada pela própria parte e não por um de seus advogados, o relator rejeitou o recurso. “Ora, a norma instituída no Código de Processo Civil, com a redação conferida pela Lei nº 10.352, de 26/12/2001, cuja feição é nitidamente desburocratizadora, no entanto, é clara quanto ao agente autorizado para a prática do ato, eis que conferiu exclusivamente ao advogado e sob a sua responsabilidade pessoal, a prerrogativa de declarar a autenticidade das cópias formadoras do instrumento apresentado”, afirmou.

A Lei nº 10.352/2001 alterou o artigo 544 do CPC, que trata instrução e formação do Agravo de Instrumento. A nova regra permitiu que as cópias das peças do processo sejam declaradas autênticas pelo próprio advogado, sob sua responsabilidade pessoal. A lei determina que o agravo seja instruído obrigatoriamente com as seguintes peças: cópias da decisão recorrida, das certidões de intimação, da petição de interposição do recurso negado, das contra-razões, da decisão agravada e das procurações outorgadas aos advogados do agravante e do agravado.

AIRR 1909/2003-077-03-40.0

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!