Cavalo de Tróia

Investigados na Operação Cavalo de Tróia pedem HC no Supremo

Autor

10 de fevereiro de 2005, 19h04

Os investigados na Operação Cavalo de Tróia, Haroldo Batista Macedo Junior, escrivão da Polícia Civil do Paraná, e Sandro Joel dos Santos Souza, ajuizaram Habeas Corpus no Supremo Tribunal Federal. Eles estão presos desde novembro de 2003 sob a acusação de integrar uma quadrilha especializada na prática de crimes pela Internet (artigos 171 e 288 do Código Penal).

A defesa alega excesso de prazo na conclusão da instrução criminal e pede para que os réus respondam ao processo em liberdade. Os advogados afirmam que na Operação Cavalo de Tróia foram indiciadas 31 pessoas. Destas, apenas 24 foram presas preventivamente e apenas seis acusados permanecem em prisão cautelar.

Na ação, a defesa sustenta também que os réus são primários, têm residência fixa e profissão definida, além de responderem por crimes de “menor potencial ofensivo”. Por isso, não há razão para a manutenção da prisão preventiva. Este é o terceiro Habeas Corpus ajuizado pelo policial civil. Os pedidos já foram negados pelo TRF da 1ª Região e pelo Superior Tribunal de Justiça. O relator é o ministro Carlos Ayres Britto.

HC 85.474

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!