Nota baixa

OAB do Paraná reprova quase 80% em Exame de Ordem

Autor

9 de fevereiro de 2005, 16h08

Quase 80% dos bacharéis em Direito do Paraná não foram aprovados no Exame de Ordem do estado. Segundo a seccional da OAB paranaense, apenas 598 dos 2.896 candidatos que prestaram seu terceiro exame do ano de 2004 tiveram êxito, totalizando 20,65% de aprovados.

Apesar de ser um percentual considerado baixo, foi superior ao registrado pela mesma seccional em agosto do ano passado, quando foi feito o segundo exame do ano. À época, o OAB-PR registrou 19,98% de aprovação entre os 2.432 inscritos.

Para a OAB, o baixo índice de aprovação no Paraná e na maioria dos estados é reflexo da baixa qualidade de ensino oferecido por muitos cursos jurídicos no país. Segundo a entidade, a deficiência se reflete no resultado do Exame de Ordem, que indica se o bacharel em Direito está apto ou não para exercer a profissão de advogado.

O Exame de Ordem do Paraná foi feito em duas etapas — uma objetiva e uma prático-profissional — nos dias 19 e 20 de dezembro. Os testes foram aplicados em Curitiba e nas subseções de Cascavel, Londrina, Maringá, e Ponta Grossa. As estatísticas foram divulgadas pelo presidente da OAB do Paraná, Manoel Antonio de Oliveira Franco.

O resultado contabilizado no último exame feito pela OAB-PR, até o momento, só não é menor que o de Rondônia — onde só conseguiram aprovação 34 dos 274 candidatos que fizeram as provas, ou 12,41% de candidatos aptos. Além do Paraná e de Rondônia, já divulgaram até agora os resultados de seus últimos exames os estados de Tocantins (67,36% de aprovação); Amapá (40,26% de aprovação); e Pará (37% de aprovação).

O Exame de Ordem está previsto no Estatuto da Advocacia e da OAB (Lei nº 8.906/94), regulamentado pelo Provimento nº 81/96 do Conselho Federal da entidade. A lei estabelece três exames anuais. A OAB paranaense faz três exames por ano, sempre nos meses de abril, agosto e dezembro.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!