Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Nota baixa

OAB do Paraná reprova quase 80% em Exame de Ordem

Quase 80% dos bacharéis em Direito do Paraná não foram aprovados no Exame de Ordem do estado. Segundo a seccional da OAB paranaense, apenas 598 dos 2.896 candidatos que prestaram seu terceiro exame do ano de 2004 tiveram êxito, totalizando 20,65% de aprovados.

Apesar de ser um percentual considerado baixo, foi superior ao registrado pela mesma seccional em agosto do ano passado, quando foi feito o segundo exame do ano. À época, o OAB-PR registrou 19,98% de aprovação entre os 2.432 inscritos.

Para a OAB, o baixo índice de aprovação no Paraná e na maioria dos estados é reflexo da baixa qualidade de ensino oferecido por muitos cursos jurídicos no país. Segundo a entidade, a deficiência se reflete no resultado do Exame de Ordem, que indica se o bacharel em Direito está apto ou não para exercer a profissão de advogado.

O Exame de Ordem do Paraná foi feito em duas etapas -- uma objetiva e uma prático-profissional -- nos dias 19 e 20 de dezembro. Os testes foram aplicados em Curitiba e nas subseções de Cascavel, Londrina, Maringá, e Ponta Grossa. As estatísticas foram divulgadas pelo presidente da OAB do Paraná, Manoel Antonio de Oliveira Franco.

O resultado contabilizado no último exame feito pela OAB-PR, até o momento, só não é menor que o de Rondônia -- onde só conseguiram aprovação 34 dos 274 candidatos que fizeram as provas, ou 12,41% de candidatos aptos. Além do Paraná e de Rondônia, já divulgaram até agora os resultados de seus últimos exames os estados de Tocantins (67,36% de aprovação); Amapá (40,26% de aprovação); e Pará (37% de aprovação).

O Exame de Ordem está previsto no Estatuto da Advocacia e da OAB (Lei nº 8.906/94), regulamentado pelo Provimento nº 81/96 do Conselho Federal da entidade. A lei estabelece três exames anuais. A OAB paranaense faz três exames por ano, sempre nos meses de abril, agosto e dezembro.

Revista Consultor Jurídico, 9 de fevereiro de 2005, 17h08

Comentários de leitores

1 comentário

EXAME DA OAB SEJA MAIS UM APROVADO ...

Carlos (Advogado Sócio de Escritório)

EXAME DA OAB SEJA MAIS UM APROVADO O Exame da OAB está cada vez mais difícil. Na verdade, não só o exame, como os concursos públicos também. Quem não se preparar para valer não consegue a aprovação. Parece que agora o CESPE irá elaborar os Exames da OAB. Isso faz com que as provas fiquem ainda mais difíceis. Não adianta ficar reclamando, dizendo que está difícil o Exame ou querendo desistir. Esse não é o caminho. Só não passa quem desiste. Se outros passaram, você é capaz também, mesmo que demore um pouco mais. É necessário estudar muito e ter um bom material para os seus estudos, e isso nós temos. CD-ROM com milhares de questões resolvidas de diversos Exames da OAB, 1ª, 2ª fase e peças processuais. Dicas, macetes e muito mais!!! Contate-nos para maiores informações: Carlos Rodrigues Tel.: (11) 8139.4074 – 3863.9780 e.mail: berodriguess@ig.com.br

Comentários encerrados em 17/02/2005.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.