Baixaria na TV

Câmara divulga ranking de baixaria na TV e seus anunciantes

Autor

4 de fevereiro de 2005, 9h46

O oitavo ranking dos programas que mais desrespeitam os direitos humanos na televisão foi divulgado pela campanha “Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania”. Pela primeira vez, a campanha tornou público os nomes dos anunciantes desses programas.

O assunto foi a público durante o painel Ética e o Controle Social da Programação Televisiva, que integrou a programação do Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, segundo o site Espaço Vital.

A novela Senhora do Destino, da TV Globo, lidera a nova edição do ranking da baixaria. O principal anunciante é a linha de sabonetes Albany. De 269 reclamações recebidas pela campanha entre outubro de 2004 e janeiro deste ano, 54 (20%) foram contra a novela por incitação à violência, apelo sexual e ser transmissão em horário impróprio.

Os programas de João Kléber, patrocinados pelas Lojas Marabrás, que ficaram na frente nos rankings anteriores, desta vez estão em 2º lugar — 50 reclamações (16%) por ridicularização da pessoa humana e incitação à violência.

A reprise da novela Terra Nostra, da TV Globo, ficou em 3º lugar no ranking por exibição em horário impróprio. A Petrobrás é anunciante do programa. Cidade Alerta, da TV Record, está em 4º lugar por exploração do ser humano e exibição em horário impróprio. Os anunciantes são Casas Bahia e também Lojas Marabrás.

Empatados em 5º lugar aparecem os programas Casseta & Planeta, da TV Globo, e Pânico na TV, da Rede TV!. O programa da Globo é patrocinado pelas Casas Bahia. O da Rede TV! é patrocinado pela Brahma e pela Tetrapark. Os telespectadores reclamam da ridicularização da pessoa humana promovida nos dois programas.

O próximo passo será a mobilização para aprovar o Projeto de Lei nº 1600/03, que cria o Código de Ética e o Conselho de Acompanhamento da Programação.

A campanha foi criada há dois anos pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados e aproximadamente 60 entidades da sociedade civil.

Conheça o ranking da baixaria e quem financia

1º lugar — Senhora do Destino — TV Globo — Patrocinador: Sabonete Albany (Florafabril)

2º lugar — João Kleber — Rede TV — Patrocinador: Lojas Marabraz

3º lugar — Terra Nostra — TV Globo — Anunciante: Petrobrás

4º lugar — Cidade Alerta — Rede Record — Anunciantes: Lojas Marabraz e Casas Bahia

5º lugar — Casseta & Planeta — TV Globo — Anunciante: Casas Bahia – e Pânico na TV — Rede TV — Patrocinadores: Cerveja Brahma e Tetrapark

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!