Notícias
14 dezembro 2005
Fraude no TRF-2
Advogado acusado de fraudar distribuição de processos é solto
O advogado tributarista Beline José Salles Ramos, do Espírito Santo, poderá responder em liberdade o processo em que é acusado de fraudar a distribuição de processos judiciais. A 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal concedeu Habeas Corpus para Ramos.
Segundo denúncia do Ministério Público Federal, o advogado está envolvido no esquema de fraude no Tribunal Regional Federal da 2ª Região. Ele também é acusado de envolvimento em irregularidades na liberação de FGTS e na validação de títulos da dívida pública emitidos no século passado. O advogado ainda responde pelo crime de lavagem de dinheiro e pela abertura de empresas “laranjas” para obtenção de benefícios fiscais.
A relatora do HC, ministra Ellen Gracie, ressaltou que “o paciente não foi sequer denunciado pelos crimes que ensejaram a preventiva, que são crimes contra a administração pública e obstrução da Justiça”.
Ela lembrou que os juízes supostamente envolvidos no suposto esquema de fraudes e em irregularidades no TRF-2 foram afastados de suas funções. Por isso, nada mais justificaria a prisão preventiva. “O afastamento dos magistrados pôs fim à atuação criminosa do grupo e não há qualquer insinuação de que o paciente poderá obstaculizar a instrução”.
HC 86.287
Revista Consultor Jurídico, 14 de dezembro de 2005
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 16/11/2005 STJ afasta procurador e juízes acusados de estelionato
- 04/08/2005 Advogado do Espírito Santo continuará preso, decide STF.
- 16/06/2004 Siqueira Regueira e Ivan Athié são afastados pelo STJ
- 12/03/2002 Juiz afirma que sentença de R$ 1,3 bilhão não foi paga
- 10/03/2002 Sentenças suspeitas põem juízes do Rio sob investigação
Comentários
Comentários de leitores: 1 comentário
Vivemos em época de banalização do crime. Aquel...
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 22/12/2005.