Espelho meu

PSDB contesta propaganda que compara governos Lula e FH

Autor

18 de abril de 2005, 16h02

PSDB contesta propaganda que compara governos Lula e FH

Começou mais um round na permanente briga que o PSDB trava com o governo do PT. Dessa vez os tucanos entraram na Justiça para contestar uma propaganda do governo federal. A ação foi protocolada nesta segunda-feira (18/4) no Tribunal Superior Eleitoral.

Os tucanos acusam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de utilizar a propaganda oficial para fazer comparativos com a gestão do antecessor, Fernando Henrique Cardoso (PSDB), e com isso fortalecer a imagem do presidente para uma provável campanha pela reeleição.

Na propaganda contestada pelo PSDB, o governo comemora os recentes números da economia brasileira, sobretudo os dados relativos ao salto das exportações brasileiras. Na publicidade, veiculada pelas principais emissoras de TV do País, o locutor destaca que a economia brasileira na atual gestão atingiu “o melhor resultado dos últimos dez anos”. Para os tucanos, a referência aos “dez anos” é uma clara alusão aos oito anos que FHC permaneceu no cargo e mais os dois anos da gestão Lula.

Os advogados do PSDB, Rodolfo Machado Moura e Gustavo Kanffer, ressaltaram na ação que ao promover esse tipo de comparação, o governo visa fortalecer a candidatura do atual presidente nas eleições do ano que vem.

O PSDB pede a suspensão imediata da propaganda e quer ainda que o presidente Lula seja punido com multa, conforme o parágrafo 3º do artigo 36 da Lei 9.504 (Lei eleitoral). O relator do processo é o ministro Marco Aurélio.

RP 752

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!