Publicação institucional

Foto sem autorização só dá indenização se for negativa

Autor

18 de abril de 2005, 8h05

Veiculação de foto de casal, sem autorização, somente gera indenização se tiver caráter negativo. O entendimento é da 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. O TJ gaúcho acatou o pedido do estado do Rio Grande do Sul e decidiu que o uso publicitário de fotografia que mostra o casal visitando a Expointer não configura danos morais. Cabe recurso.

A 4ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre concedeu indenização ao casal Renato Carvalho Benites e Patrícia Proença Benites. Os dois tiveram sua foto utilizada em peça publicitária que divulgou a feira do ano de 2002. Eles foram fotografados quando visitavam a Expointer do ano anterior.

O estado apontou a finalidade institucional e não-lucrativa da foto, que serviu para enfatizar os aspectos positivos da cultura gaúcha. Sustentou ser evidente não se tratar de uma situação que provocou dano moral.

Para o relator do recurso, juiz-convocado José Conrado de Souza Júnior, não há controvérsias sobre a publicação da foto dos autores da ação e a falta de um pedido de autorização.

Ele lembrou que o casal Benites estava em local público e a foto publicada não se relacionava com qualquer fato íntimo. O relator também levou em consideração que em nenhum momento o casal disse como sua honra foi afetada.

Segundo ele, se fosse julgado procedente o pleito dos autores, “fotografar eventos públicos passaria a ser considerado atividade ilícita, ou, no mínimo, de grande risco, pois sempre haveria a possibilidade (concreta) de alguém mais aparecer na foto e requerer danos morais por isso”.

Processo nº 70008025348

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!