Quadro social

Tucanos mostram que atendimento do INSS piorou com Lula

Autor

15 de abril de 2005, 21h53

O atendimento do INSS — Instituto Nacional do Seguro Social piorou muito no governo Lula. Uma comparação feita pelo Boletim Tucano, informativo do PSDB na internet, mostra em números o grau da deterioração. Confira alguns dos parâmetros apresentados:

“Tempo de espera – Quando FHC deixou o governo, em 1º de janeiro de 2003, um pedido de benefício do INSS levava em média 18 dias para ser atendido. Em 2004, a espera média foi de 31,5 dias, chegando a 33 dias em fevereiro último”.

“Pedidos represados – No fim do governo FHC, os pedidos esperando atendimento há mais de 45 dias somavam 204.257. No governo Lula o tamanho da fila quase triplicou: em março passado havia 594.829 pedidos esperando há mais de 45 dias”.

“Modernização atrasada – O ritmo de reforma das agências de atendimento do INSS despencou. No governo FHC, entre 1998 e 2002, foram reformadas 495 agências, numa média de 86 por ano. No governo Lula, 62 agências foram reformadas em 2003 e apenas 16 em 2004”.

“Déficits financeiro – A desculpa para esse descalabro é uma só: falta dinheiro para contratar mais funcionários, reformar e equipar as agências, atualizar os sistemas de computadores etc. De fato falta dinheiro: o déficit do INSS deve chegar a R$ 37,8 bilhões neste ano.”

O Boletim Tucano ifnorma ainda que em oito anos de governo FHC, a Previdência teve quatro ministros. “Em dois anos de Lula já são três ministros, indo talvez para o quarto”. Assim, economizando nos adjetivos e valorizando os fatos, o PSDB mostra como o governo dos Trabalhadores cuida mal do principal instituto social do país. E ainda dá uma boa lição de como fazer oposição.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!