Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Cobrança de créditos

Novo sistema vai controlar situação de devedores do INSS

A coordenação-geral de matéria tributária da Procuradoria-Geral Federal (PGF), responsável pela cobrança dos créditos do INSS, vai implantar na sexta-feira (8/4) o ‘Sistema Cadin/INSS’, em parceria com a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev). A intenção é informatizar os procedimentos de movimentação e controle da situação de empresas devedoras do INSS no Cadastro Informativo dos Créditos Não Quitados de órgãos e entidades federais (Cadin), mantida pelo Banco Central.

O novo sistema vai aperfeiçoar as rotinas de inclusão, suspensão, alteração, baixa e reativação dos devedores no Cadin. Outra expectativa é aumentar a confiança das informações e a agilidade dos procedimentos, além de diminuir a atuação de servidores na atualização dos dados.

A maioria das informações será processada automaticamente, sempre que a atualização das fases dos créditos no sistema de acompanhamento da cobrança -- o Sistema Divida -- acarretar alguma alteração da situação do devedor no Cadin. O aprimoramento da atuação do INSS junto ao Cadin vai ajudar as atividades de cobrança de créditos, com o conseqüente aumento da arrecadação.

Revista Consultor Jurídico, 6 de abril de 2005, 17h27

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 14/04/2005.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.