Bodas de ouro

Supremo homenageia servidor com 50 anos no Judiciário

Autor

30 de setembro de 2004, 20h37

Ao completar 50 anos de serviços prestados ao Judiciário brasileiro, no mês passado, o ex-escrevente, ex-juiz de Direito e ex-desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Pedro Barbosa Pereira Filho, foi agraciado com a medalha do Serviço Público, nesta quinta-feira (30/9), pelo Supremo Tribunal Federal.

“Cinqüenta anos de serviços prestados ao Judiciário não é para qualquer um”, afirmou a ministra Ellen Gracie, vice-presidente da Corte, ao conceder a medalha ao servidor. “Poucas pessoas recebem a medalha do serviço público e, para Pedro Barbosa, a condecoração é mais especial: ele é um exemplo notável de dedicação à causa da Justiça”, avaliou.

Pedro Barbosa ingressou no serviço público aos 18 anos de idade, na função de escrevente da 3ª Vara Criminal de São Paulo. Nove anos depois, assumiu o cargo de juiz de Direito substituto em Santo André, no ABC Paulista. Serviu como juiz de primeira até a quarta entrância em várias cidades do Interior do Estado até assumir o cargo de Desembargador do Tribunal de justiça de São Paulo aos 46 anos de idade.

Em 1984, já aposentado, atendeu ao apelo do amigo Sidney Sanches, que acabara de ser empossado ministro do STF, e foi para Brasília. Desde maio do ano passado, Barbosa assessora a ministra Ellen Gracie. Prestigiaram a homenagem a Barbosa, os ministros Marco Aurélio e Eros Grau, além de servidores do tribunal.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!